Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22236.080

Resumo

 

O objetivo geral da investigação foi analisar o registro dos procedimentos éticos utilizados em pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de Educação, concluídas nos anos de 2013 e 2017, em programas de pós-graduação brasileiros considerados de excelência nacional e internacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata de tema ainda pouco estudado nacional e internacionalmente. Adotaram-se o paradigma pragmático, a abordagem mista e o projeto paralelo convergente, além do método de pesquisa documental. Conseguiu-se ter acesso a uma amostra de 4.895 (97,90%) de um total de 5.000 dissertações e teses. Somente 1.222 (24,96%) dessas pesquisas foram aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), enquanto 2.009 (41,04%) fizeram referência ao uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Palavras-chave: Ética em Pesquisa. Pesquisa Educacional. Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

NUNES, J. B. C. Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.22236.080. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22236. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)