Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22236.080

Resumo

 

O objetivo geral da investigação foi analisar o registro dos procedimentos éticos utilizados em pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de Educação, concluídas nos anos de 2013 e 2017, em programas de pós-graduação brasileiros considerados de excelência nacional e internacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata de tema ainda pouco estudado nacional e internacionalmente. Adotaram-se o paradigma pragmático, a abordagem mista e o projeto paralelo convergente, além do método de pesquisa documental. Conseguiu-se ter acesso a uma amostra de 4.895 (97,90%) de um total de 5.000 dissertações e teses. Somente 1.222 (24,96%) dessas pesquisas foram aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), enquanto 2.009 (41,04%) fizeram referência ao uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Palavras-chave: Ética em Pesquisa. Pesquisa Educacional. Metodologia.

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Biografia do Autor

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

NUNES, J. B. C. Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.22236.080. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22236. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

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