Saúde ocupacional de docentes que atuam na Educação Básica: uma questão para as políticas educacionais brasileiras

Autores

  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá https://orcid.org/0000-0003-2920-3998
  • Tiago Fernando Hansel Universidade Federal do Paraná
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Maurício Aire Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Adelcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22836.077

Resumo

Neste artigo, discute-se a falta de políticas educacionais que pensem na saúde ocupacional e qualidade de vida dos docentes dentro do seu ambiente de trabalho. A relevância da abordagem dá-se por esse aspecto também determinar a qualidade de ensino que será oferecido na Educação Básica. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura com abordagem qualitativa para mostrar como as reformas educacionais com viés neoliberal contribuíram para precarização do trabalho docente e como as péssimas condições do trabalho influenciam a saúde física e emocional desses trabalhadores. Concluiu-se que muitos desistem da profissão porque não aguentam a sobrecarga e a pressão por resultados. É preciso que sejam elaboradas políticas públicas que visem a garantia de um ambiente digno, melhores condições de trabalho para evitar que a rotina escolar resulte em adoecimento e mal-estar docente.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Saúde ocupacional. Docentes. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Docente e Pesquisador em Saúde e Educação. Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta e Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

Tiago Fernando Hansel, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Saint Joseph’s University.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Maurício Aire Vieira, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2024-07-28

Como Citar

FREITAS, V. da S.; HANSEL, T. F.; ABREU, J. R. G. de; VIEIRA, M. A.; SANTOS, A. M. dos. Saúde ocupacional de docentes que atuam na Educação Básica: uma questão para as políticas educacionais brasileiras . Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22836.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22836. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores