Autoritarismo e história escolar: apuntes sobre el caso de Argentina

Autores

  • Gonzalo de Amézola Universidad Nacional de la Plata

Resumo

O papel do autoritarismo na escola e, especificamente no ensino de História na Argentina compõem o assunto central do presente artigo. É discutida a tese de que a escola alimentou as características autoritárias de pensamento e relacionamento social, tendo a História ensinada uma participação das mais expressivas nesse processo, o que pode ter resultado de uma preocupação muito grande dos militares que tomaram o poder na Argentina na década de 1970 com a escola, seus métodos, conteúdos e resultados.

 

Palavras-chave: Autoritarismo. Ensino de História. Regime militar argentino.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,048
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202643
|

Publicado

2009-05-21

Como Citar

AMÉZOLA, G. de. Autoritarismo e história escolar: apuntes sobre el caso de Argentina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–44, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/243. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos