Autoritarismo e história escolar: apuntes sobre el caso de Argentina

Autores

  • Gonzalo de Amézola Universidad Nacional de la Plata

Resumo

O papel do autoritarismo na escola e, especificamente no ensino de História na Argentina compõem o assunto central do presente artigo. É discutida a tese de que a escola alimentou as características autoritárias de pensamento e relacionamento social, tendo a História ensinada uma participação das mais expressivas nesse processo, o que pode ter resultado de uma preocupação muito grande dos militares que tomaram o poder na Argentina na década de 1970 com a escola, seus métodos, conteúdos e resultados.

 

Palavras-chave: Autoritarismo. Ensino de História. Regime militar argentino.

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Publicado

2009-05-21

Como Citar

AMÉZOLA, G. de. Autoritarismo e história escolar: apuntes sobre el caso de Argentina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–44, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/243. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos