Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professores

Autores

  • Elsa Maria M. Pessoa Pullin UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL
  • Leila Cleuri Pryjma Autarquia Municipal de Educação, de Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0004

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar a estrutura das representações sociais de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Paraná. Um teste de associação livre de palavras foi utilizado para o levantamento dos dados. Das 322 palavras diferentes registradas, processadas pelo software EVOC, os elementos “conhecer”, “informar” e “essencial” parecem ser os constituintes do provável núcleo. Para esse grupo de professores, a leitura é essencial e necessária para a apropriação de conhecimentos. Implicações desses sentidos acerca da leitura e sugestões são apresentadas no decorrer do texto.

 

Palavras-chave: Leitura. Representações Sociais. Professores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,259
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202656
|

Biografia do Autor

Elsa Maria M. Pessoa Pullin, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL

Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Psicologia pela USP. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação.

Leila Cleuri Pryjma, Autarquia Municipal de Educação, de Apucarana

Graduada em Letras, com especialização em Gestão Escolar e em Psicopedagogia. Mestranda em Educação, na Universidade Estadual de Londrina. Acessora pedagógica da rede de ensino municipal de Apucarana

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

PULLIN, E. M. M. P.; PRYJMA, L. C. Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 207–222, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2439. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos