Alunos de escola básica e suas representações de professores

Autores

  • Roberta Kolling Escalante Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosely Perez Xavier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0008

Resumo

Este artigo analisa como alunos de escola básica representam socialmente o professor em aspectos como gênero, idade, aparência, atitude e metodologia de ensino. Também examina os efeitos desses aspectos na relação aluno-professor. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 1984, 2004) e contou com a participação de 69 estudantes de diferentes fases escolares, que foram submetidos a um questionário e a uma entrevista em grupo focal. Os dados mostraram que certos estereótipos são percebidos nas representações dos alunos sobre os professores e que aspectos como a atitude e a metodologia de ensino podem gerar conflitos na relação aluno-professor.

 

Palavras-chave: Representações Sociais. Professores de escola básica. Interação professor-aluno.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
367
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202635
|

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

ESCALANTE, R. K.; XAVIER, R. P. Alunos de escola básica e suas representações de professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 265–276, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2455. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos