No dia em que encontrei Zygmunt Bauman: lições sobre modernidade líquida, educação e humanidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24574.028

Resumo

Este texto narra o encontro do autor com o sociólogo Zygmunt Bauman, ocorrido em 2012, e apresenta reflexões teóricas derivadas dessa experiência, especialmente no campo da educação. A partir do conceito de modernidade líquida, são exploradas as tensões entre a educação formal e os saberes informais, os impactos das tecnologias digitais na formação subjetiva e a crise de relevância enfrentada pelas instituições escolares. Destaca-se a contribuição de Bauman ao propor uma educação crítica e sensível às transformações sociais, em diálogo com autores como Gramsci, Bourdieu e Foucault. O texto evidencia não apenas as ideias do pensador, mas também sua postura ética, humana e empática, configurando uma experiência formativa que extrapola os limites da academia.

Palavras-chave: Modernidade líquida. Educação. Subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman (1925-2017) foi um sociólogo polonês-britânico, reconhecido por suas contribuições à teoria social contemporânea. Professor emérito das universidades de Leeds (Reino Unido) e de Varsóvia (Polônia), notabilizou-se pelo conceito de modernidade líquida, por meio do qual analisou os efeitos da globalização, do consumismo e da fragilidade dos laços humanos nas sociedades contemporâneas.

João Nicodemos Martins Mânfio, Centro Universitário Sociedade Educacional de Santa Catarina

Centro Universitário Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc), Joinville, Santa Catarina, Brasil. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Ciências Sociais – Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

BAUMAN, Z.; MÂNFIO, J. N. M. No dia em que encontrei Zygmunt Bauman: lições sobre modernidade líquida, educação e humanidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–9, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24574.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24574. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação