No dia em que encontrei Zygmunt Bauman: lições sobre modernidade líquida, educação e humanidade
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24574.028Resumo
Este texto narra o encontro do autor com o sociólogo Zygmunt Bauman, ocorrido em 2012, e apresenta reflexões teóricas derivadas dessa experiência, especialmente no campo da educação. A partir do conceito de modernidade líquida, são exploradas as tensões entre a educação formal e os saberes informais, os impactos das tecnologias digitais na formação subjetiva e a crise de relevância enfrentada pelas instituições escolares. Destaca-se a contribuição de Bauman ao propor uma educação crítica e sensível às transformações sociais, em diálogo com autores como Gramsci, Bourdieu e Foucault. O texto evidencia não apenas as ideias do pensador, mas também sua postura ética, humana e empática, configurando uma experiência formativa que extrapola os limites da academia.
Palavras-chave: Modernidade líquida. Educação. Subjetividade.
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