Bauman e a Teoria Crítica: fundamentos para repensar a educação na modernidade líquida
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24583.094Resumo
Este estudo analisa as contribuições de Zygmunt Bauman e da Teoria Crítica para compreender e enfrentar os desafios contemporâneos da educação na modernidade líquida, com ênfase no contexto brasileiro. Parte-se do problema de como repensar a educação frente à fluidez social e à racionalidade neoliberal, examinando a relação entre ética, solidariedade e emancipação. Adota-se uma epistemologia hermenêutica inspirada na sociologia interpretativa de Bauman, com abordagem qualitativa e revisão bibliográfica. O diálogo com Adorno, Horkheimer, Habermas e Bauman evidencia que a educação, frequentemente submetida à lógica tecnocrática e mercantil, pode constituir-se em um espaço crítico e reflexivo voltado à responsabilidade e à justiça social. Os resultados indicam a necessidade de revalorizar o papel ético da escola e dos educadores na construção de vínculos solidários e democráticos.
Palavras-chave: Modernidade líquida. Teoria Crítica. Educação e ética.
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