Um estudo sobre a relação entre o Estágio Curricular Supervisionado, a complexidade e a transdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24645.044

Resumo

Este trabalho engloba uma revisão narrativa e uma revisão integrativa de literatura, com o intuito de integrar o todo e a parte de um estudo sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e a concepção transdisciplinar. Na revisão narrativa, ressalta-se que as pesquisas encontradas que relacionam o Estágio Curricular e a transdisciplinaridade são pouquíssimas; e, na Pedagogia, mais de 70% dos trabalhos utilizam como fundamentação as bases epistemológicas apresentadas pela Professora Doutora Selma Garrido Pimenta. Já na revisão integrativa, partindo da questão de pesquisa – Como o entendimento dos pesquisadores sobre a Complexidade e a Transdisciplinaridade repercute no processo de Estágio Curricular Supervisionado? – e seguindo as etapas propostas por Botelho, Cunha e Macedo (2011), enfatiza-se a análise de cinco trabalhos e o levantamento de categorias, evidenciando características da relação entre o processo de estágio e a transdisciplinaridade, em prol do entendimento do estágio como um fenômeno transdisciplinar.

Palavras-chave: Revisão de literatura. Estágio Curricular Supervisionado. Transdisciplinaridade.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
51
Jul 07 '25Jul 10 '25Jul 13 '25Jul 16 '25Jul 19 '25Jul 22 '25Jul 25 '25Jul 28 '25Jul 31 '25Aug 01 '25Aug 04 '254.0
|

Biografia do Autor

Karine Ferreira Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora titular na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

MONTEIRO, K. F.; GUÉRIOS, E. C. Um estudo sobre a relação entre o Estágio Curricular Supervisionado, a complexidade e a transdisciplinaridade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24645.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24645. Acesso em: 13 ago. 2025.