Um estudo sobre a relação entre o Estágio Curricular Supervisionado, a complexidade e a transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24645.044Resumo
Este trabalho engloba uma revisão narrativa e uma revisão integrativa de literatura, com o intuito de integrar o todo e a parte de um estudo sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e a concepção transdisciplinar. Na revisão narrativa, ressalta-se que as pesquisas encontradas que relacionam o Estágio Curricular e a transdisciplinaridade são pouquíssimas; e, na Pedagogia, mais de 70% dos trabalhos utilizam como fundamentação as bases epistemológicas apresentadas pela Professora Doutora Selma Garrido Pimenta. Já na revisão integrativa, partindo da questão de pesquisa – Como o entendimento dos pesquisadores sobre a Complexidade e a Transdisciplinaridade repercute no processo de Estágio Curricular Supervisionado? – e seguindo as etapas propostas por Botelho, Cunha e Macedo (2011), enfatiza-se a análise de cinco trabalhos e o levantamento de categorias, evidenciando características da relação entre o processo de estágio e a transdisciplinaridade, em prol do entendimento do estágio como um fenômeno transdisciplinar.
Palavras-chave: Revisão de literatura. Estágio Curricular Supervisionado. Transdisciplinaridade.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.