Entre otimismo e pessimismo: uma análise materialista-dialética do pensamento de Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24649.101

Resumo

Ao longo da carreira, Zygmunt Bauman publicou mais de meia centena de títulos, com ampla recepção dentro e fora da academia. Tamanha popularidade não foi isenta de polêmicas. Críticos como Rancière (2014) o acusam de se debruçar mais sobre os problemas sociais do que sobre as soluções, o que poderia suscitar um imobilismo político entre os leitores. Ainda que guarde certa pertinência, a ressalva anterior não faz justiça à defesa intransigente dos direitos humanos e de uma sociedade de bem-estar comum encampada por Bauman. Assim, o presente trabalho pretende demonstrar, à luz do materialismo dialético e por meio de pesquisa bibliográfica, em que medida a obra de Bauman se aproxima e se afasta do pessimismo pós-moderno, a fim de aquilatar sua aplicabilidade educacional. A conclusão é que seu diálogo lúdico com a ficção literária representa uma importante contribuição para o estabelecimento de uma sociabilidade pautada por valores que não apenas o individualismo.

Palavras-chave: Pós-modernidade. Materialismo dialético. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Lani de Abreu, Universidade Federal do Acre

Professor associado no curso de Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Rio Branco. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

ABREU, L. L. de. Entre otimismo e pessimismo: uma análise materialista-dialética do pensamento de Bauman. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24649.101. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24649. Acesso em: 17 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação