Entre otimismo e pessimismo: uma análise materialista-dialética do pensamento de Bauman
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24649.101Resumo
Ao longo da carreira, Zygmunt Bauman publicou mais de meia centena de títulos, com ampla recepção dentro e fora da academia. Tamanha popularidade não foi isenta de polêmicas. Críticos como Rancière (2014) o acusam de se debruçar mais sobre os problemas sociais do que sobre as soluções, o que poderia suscitar um imobilismo político entre os leitores. Ainda que guarde certa pertinência, a ressalva anterior não faz justiça à defesa intransigente dos direitos humanos e de uma sociedade de bem-estar comum encampada por Bauman. Assim, o presente trabalho pretende demonstrar, à luz do materialismo dialético e por meio de pesquisa bibliográfica, em que medida a obra de Bauman se aproxima e se afasta do pessimismo pós-moderno, a fim de aquilatar sua aplicabilidade educacional. A conclusão é que seu diálogo lúdico com a ficção literária representa uma importante contribuição para o estabelecimento de uma sociabilidade pautada por valores que não apenas o individualismo.
Palavras-chave: Pós-modernidade. Materialismo dialético. Educação.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.