Autoavaliação da pós-graduação stricto sensu em redes associativas: crítica à performatividade na cultura da avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24667.091

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a autoavaliação como processo formativo e crítico na pós-graduação stricto sensu em redes de cooperação entre instituições. Com metodologia de abordagem qualitativa, o estudo apoiou-se na análise dos seguintes documentos: Plano Nacional de Pós-Graduação (2024-2028), Sistema de Autoavaliação e Relatório Técnico de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no período de 2017 a 2020. As contribuições teóricas de Saul (2001, 2003, 2007), Leite (2005, 2008, 2010), Leite et al. (2023), Verhine (2010, 2012) e Rowe e Frewer (2005) fundamentam a análise dos pressupostos epistemológicos, ontológicos e axiológicos da autoavaliação da pós-graduação, bem como as concepções de gestão democrática, participação e emancipação. Os resultados da pesquisa evidenciam as contradições da cultura da avaliação baseada em indicadores e métricas de produtividade. Essa perspectiva, fundada na racionalidade competitiva e reducionista, pouco dialoga com a produção crítica e emancipatória do conhecimento científico.

Palavras-chave: Autoavaliação. Pós-graduação em rede. Gestão democrática. Emancipação.

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Biografia do Autor

Wanderley Azevedo de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Instituto Federal de Goiás (IFG). Doutor em Educação.

Clarice Monteiro Escott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutora em Educação.

Pollyana dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Doutora em Educação.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

BRITO, W. A. de; ESCOTT, C. M.; SANTOS, P. dos. Autoavaliação da pós-graduação stricto sensu em redes associativas: crítica à performatividade na cultura da avaliação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24667.091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24667. Acesso em: 6 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos