Ensino de Filosofia, conhecimento e educação na interface da modernidade líquida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24672.029

Resumo

Este estudo tematiza alguns sentidos implicados em torno do ensino de Filosofia no cenário social, epistemológico e educacional da modernidade líquida. A hipótese gira em torno da ideia de que há uma transição social de um cenário de modernidade sólida para uma modernidade líquida, o que produz uma crise no contexto educacional, modificando o modo como se pensa o sentido do ensino de Filosofia na escola. Há, assim, uma nova condição social, na qual emergem novos significados e sentidos sobre a arte de educar e de ser educador. O estudo foi construído a partir de um enfoque teórico-metodológico de fundo hermenêutico e crítico-dialético, tangenciando três dimensões fundamentais que são constitutivas da atividade pedagógica que envolve o ensino de Filosofia na escola. Essas dimensões remetem à problemática do conhecimento e da intervenção docente, no que diz respeito às relações com a subjetividade, aos paradigmas do conhecimento e às mudanças histórico-sociais.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educação. Modernidade líquida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Maya Aguiluz Ibargüen, Universidad Autônoma do México

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Latino-Americanos na Universidad Autônoma do México (UNAM). Doutora em Sociologia pela Universidad Autônoma do México (UNAM).

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

SILVA, S. P. da; AGUILUZ IBARGÜEN, M. Ensino de Filosofia, conhecimento e educação na interface da modernidade líquida. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24672.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24672. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação