Cómo se ve un líder cuando está mejorando su escuela. Un estudio longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24761.043Resumo
Este estudio analiza el impacto del liderazgo en la mejora escolar en contextos vulnerables, utilizando un enfoque cualitativo y longitudinal. Se examinan dos casos de escuelas chilenas con características similares de vulnerabilidad y bajo rendimiento. Los hallazgos destacan que un liderazgo centrado en la Preparación Para el Cambio (PPC) y la atención al matiz –capacidad de comprender el cambio, leer el contexto y adaptar las decisiones a este –, sumado a la creación de una cultura de colaboración fue clave en la mejora de la escuela que experimentó transformaciones sostenibles. En contraste, la escuela donde predominó un liderazgo centrado en la gestión organizacional, los avances fueron limitados. Se concluye que un liderazgo adaptativo y situado que promueva la colaboración es esencial para generar cambios sostenibles en escuelas vulnerables, mientras que un enfoque administrativo tiene limitaciones para lograr transformaciones profundas en la calidad educativa.
Palabras clave: Liderazgo escolar. Preparación para el cambio (PPC). Matiz.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.