Mobilização de habilidades metacognitivas por professores de Ciências: um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24809.032

Resumo

Este estudo investigou a mobilização de habilidades metacognitivas por dois professores de Ciências em um curso de formação continuada, selecionados como “mais metacognitivo” e “menos metacognitivo” com base nas pontuações obtidas no Inventário de Consciência Metacognitiva (Metacognitive Awareness Inventory – MAI). A pesquisa qualitativa analisou os componentes do conhecimento metacognitivo (declarativo, procedimental e condicional) e da regulação (planejamento, monitoramento e avaliação), com base em entrevistas e análise de conteúdo. O professor com mais experiência (P8) apresentou níveis mais altos de consciência metacognitiva desde o início, enquanto o docente com menos tempo de atuação (P5) demonstrou evolução expressiva ao longo do curso, com ganho de 39 pontos no MAI e superação de P8 em algumas dimensões. Os resultados destacam o potencial da formação continuada para desenvolver habilidades metacognitivas, especialmente em professores iniciantes. Reconhece-se a limitação do MAI como instrumento autodeclarativo e a necessidade de cautela ao associar experiência docente ao desenvolvimento metacognitivo, recomendando-se estudos com mais participantes.

Palavras-chave: Metacognição. Formação continuada de professores. Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Vieira dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento e professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Lauro de Freitas. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS).

Maria Raidalva Nery Barreto, Instituto Federal da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento e professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari. Líder do Grupo de Pesquisa EsPACIS.

Marcelo Pereira, Universidade de São Paulo

Doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Vice-líder do Grupo de Pesquisa EsPACIS.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

SANTOS, A. V. dos; BARRETO, M. R. N.; PEREIRA, M. Mobilização de habilidades metacognitivas por professores de Ciências: um estudo comparativo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24809.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24809. Acesso em: 21 jun. 2025.