Como o caso de ensino pode contribuir para o planejamento educacional inclusivo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24927.036

Resumo

Os dados do Censo Escolar de 2024 indicam que 92,6% das matrículas do público da Educação Especial na Educação Básica se concentram em escolas comuns de ensino. Em que pesem os avanços, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados, dentre os quais a garantia do suporte em salas de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o acesso ao currículo, sobretudo para alunos(as) com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para contribuir com o debate na área, este artigo discute a relevância do caso de ensino para o planejamento educacional inclusivo, com ênfase em alunos com deficiência com necessidades complexas de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque colaborativo, realizada em três escolas públicas da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, no período de abril a dezembro de 2024, envolvendo professores, seus alunos e suas mães. O caráter colaborativo do estudo esteve presente em todas as etapas do processo investigativo, com a escuta atenta dos sujeitos envolvidos, a construção conjunta das reflexões e a valorização das experiências dos participantes. Os resultados destacam a importância do caso de ensino para compreender o processo educacional e planejar intervenções com Tecnologia Assistiva (TA) e Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). A atuação das mães e sua relação com a escola também se mostraram fundamentais no processo de escolarização dos filhos.

Palavras-chave: Caso de ensino. Educação inclusiva. Comunicação Aumentativa e Alternativa. Necessidades complexas de comunicação. Tecnologia Assistiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ. Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Cientista do Estado do Rio de Janeiro da Faperj e pesquisadora do CNPq – nível 1D.

Stefhanny Nascimento Lobo e Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e da Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ. Mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

PLETSCH, M. D.; LOBO E SILVA, S. N. Como o caso de ensino pode contribuir para o planejamento educacional inclusivo?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24927.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24927. Acesso em: 5 dez. 2025.