Bauman, Freire e a ambivalência da educação na (pós)modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24972.073Resumo
O diálogo entre a Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman e a posição política e epistemológica de Paulo Freire constitui a base de uma reflexão teórica sobre o pensamento dos dois autores em relação ao contexto social da modernidade e aos seus desdobramentos no cenário educacional ao final do século XX, oferecendo pistas sobre os desafios do limiar do século XXI. Interessa, assim, discutir alguns núcleos temáticos dos autores de referência, em busca de intersecções que descortinam um projeto societário comum em defesa de uma educação crítica, humanista e democrática. Em especial, esta reflexão teórica institui o conceito de ambivalência como elemento-chave para a construção de aportes teóricos que permitam a problematização do caráter instrumental da educação na modernidade, reconhecendo o campo em disputa acerca do projeto de sociedade (pós)moderno.
Palavras-chave: Zygmunt Bauman. Paulo Freire. Ambivalência.
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