Rumo a uma docência libertadora
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.21.25822.003Resumo
Neste artigo, o psicólogo social salvadorenho realiza uma análise crítica sobre o papel da docência universitária na reprodução e possível superação das estruturas de dominação vigentes na América Latina. Ao examinar os aspectos técnicos e institucionais da Educação Superior, sustenta que, quando desvinculada de sua função social e política, a prática docente torna-se alienada, servindo à manutenção de interesses externos à classe trabalhadora. Nessa condição, reforça o conformismo intelectual, as hierarquias e a dependência cultural. Em contraposição, Martín-Baró propõe uma docência libertadora, pautada na autonomia, na criticidade e no compromisso ético-político, fundamentada na diversidade didática e na participação social. Tal pedagogia deve articular o ensino, a pesquisa e a extensão à formação orgânica dos estudantes e, ao mesmo tempo, às demandas concretas dos povos latino-americanos. O autor conclui que transformar a docência exige mais que ajustes metodológicos: requer revolucionar as estruturas institucionais e reconhecer a dimensão política do ato educativo, fazendo da universidade um lócus de fomento à emancipação da classe trabalhadora.
Palavras-chave: Docência. Universidade. Alienação. América Latina. Psicologia da Libertação.
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