As representações sociais da dança em aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Silvia Christina Madrid Finck Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Fabíola Shiebelbein Capri Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0007

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre representações sociais da dança no contexto da Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública municipal e duas da rede particular de ensino de Ponta Grossa – PR. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física e 331 alunos do Ensino Fundamental (5º ano do Ensino Fundamental). Os resultados indicam que as representações sociais dos professores de dança estão relacionadas às festas e datas comemorativas da escola e dos alunos, ao prazer e à preferência musical. A dança na escola tem espaço para elaborações coreográficas, ensaios de festa junina e apresentações escolares.

 

Palavras-chave: Dança. Educação Física. Escola.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,518
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026198
|
  • Citations
  • CrossRef - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 1

Biografia do Autor

Silvia Christina Madrid Finck, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, atua no Curso de Licenciatura em Educação Física e no Programa de Mestrado em Educação da UEPG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq). 

Fabíola Shiebelbein Capri, Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA)

Mestre em Educação (UEPG) e professora da Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (IESSA) em Ponta Grossa/PR.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

MADRID FINCK, S. C.; CAPRI, F. S. As representações sociais da dança em aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 249–263, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2901. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos