Representações da identidade profissional de educadores em um contexto regional italiano

Autores

  • Roberto Bonetto Università degli Studi di Padova - Italy

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0001

Resumo

A presente contribuição é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo principal indagar se existem conflitos e discrepâncias nas diferentes representações de identidade profissional dos educadores (ideal, real, “percebida”), bem como traçar e descrever os núcleos figurativos que constituem tais representações sociais, ou quais são os elementos centrais, mais estáveis e resistentes à mudança, segundo proposto na abordagem estrutural (ABRIC, 1998, 1994). O ponto de partida do estudo provém da pesquisa conduzida por Lodolo D’Oria et al. (2002), que consideram o conflito e a discrepância da representação do Self profissional dos educadores italianos (divididos entre ideal e real, entre profissionais e empregatícios) a principal fonte de desencadeamento de estados emocionais negativos, de sofrimento e desânimo. Em contrapartida, a harmonia entre as duas tipologias do Self (ideal e real) e o equilíbrio entre identidade pessoal e social proporcionam bem-estar. (D’ORIA; POCATERRA; POZZI, 2003).

 

Palavras-chave: Representações sociais. Bem-estar. Mal-estar.

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Biografia do Autor

Roberto Bonetto, Università degli Studi di Padova - Italy

Licenciado em Ciências da
Educação. Doutor em Psicologia Sociale e della Personalità pela
Università degli Studi di Padova. Insegnante di scuola Primaria Statale
in Padova.

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

BONETTO, R. Representações da identidade profissional de educadores em um contexto regional italiano. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 163–176, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2922. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos