Representações da identidade profissional de educadores em um contexto regional italiano
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0001Resumo
A presente contribuição é parte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo principal indagar se existem conflitos e discrepâncias nas diferentes representações de identidade profissional dos educadores (ideal, real, “percebida”), bem como traçar e descrever os núcleos figurativos que constituem tais representações sociais, ou quais são os elementos centrais, mais estáveis e resistentes à mudança, segundo proposto na abordagem estrutural (ABRIC, 1998, 1994). O ponto de partida do estudo provém da pesquisa conduzida por Lodolo D’Oria et al. (2002), que consideram o conflito e a discrepância da representação do Self profissional dos educadores italianos (divididos entre ideal e real, entre profissionais e empregatícios) a principal fonte de desencadeamento de estados emocionais negativos, de sofrimento e desânimo. Em contrapartida, a harmonia entre as duas tipologias do Self (ideal e real) e o equilíbrio entre identidade pessoal e social proporcionam bem-estar. (D’ORIA; POCATERRA; POZZI, 2003).
Palavras-chave: Representações sociais. Bem-estar. Mal-estar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.