Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0008Resumo
Este artigo trata das possibilidades de rompimento de práticas de exclusão escolar através de ações realizadas pelos técnicos sociais (ATES), que têm como proposta a educação popular emancipatória, representando um movimento contrário à hegemonia dominante. Consiste em estudo de caso com abordagem qualitativa (TRIVINÕS, 1987), apresentando resultados parciais da pesquisa desenvolvida com assentados da reforma agrária nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul (RS). A ação de assistência realizada pelos técnicos de diversas áreas é entendida como uma política pública, conquistada através de pautas travadas com o Ministério da Agricultura e setores das áreas de Assentamento do INCRA, constituindo um movimento social relacionado diretamente com a educação. Conclui-se que, apesar da pouca atenção do Estado Capitalista, esses movimentos constituem-se em ações educativas de caráter emancipatório para os sujeitos sociais envolvidos.
Palavras-chave: Assentamentos de Reforma Agrária. Educação. Técnicos Sociais.
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