Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais

Autores

  • Sabrina Zientarski de Bragança UFSM/ATES/COPTEC
  • Clarice Zientarski UFSM
  • Sueli Menezes Pereira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0008

Resumo

Este artigo trata das possibilidades de rompimento de práticas de exclusão escolar através de ações realizadas pelos técnicos sociais (ATES), que têm como proposta a educação popular emancipatória, representando um movimento contrário à hegemonia dominante. Consiste em estudo de caso com abordagem qualitativa (TRIVINÕS, 1987), apresentando resultados parciais da pesquisa desenvolvida com assentados da reforma agrária nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul (RS). A ação de assistência realizada pelos técnicos de diversas áreas é entendida como uma política pública, conquistada através de pautas travadas com o Ministério da Agricultura e setores das áreas de Assentamento do INCRA, constituindo um movimento social relacionado diretamente com a educação. Conclui-se que, apesar da pouca atenção do Estado Capitalista, esses movimentos constituem-se em ações educativas de caráter emancipatório para os sujeitos sociais envolvidos.

 

Palavras-chave: Assentamentos de Reforma Agrária. Educação. Técnicos Sociais.

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Biografia do Autor

Sabrina Zientarski de Bragança, UFSM/ATES/COPTEC

Sabrina Zientarski de Bragança

Mestre em Educação- UFSM

Técnica Social COPTEC

Coordenadora Casa Familiar Rural

Historiadora

 

 

Clarice Zientarski, UFSM

Clarice Zientarski

Mestre em Educação - UFSM

Doutoranda em Educação- UFSM

Consultora da UNESCO/ MEC

Sueli Menezes Pereira, UFSM

Sueli Menezes Pereira

Doutora em Educação

Coordenadora Grupo de PesquisaGEPGE : GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL /UFSM

Coordenadora Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas- UFSM


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Publicado

2012-06-29

Como Citar

BRAGANÇA, S. Z. de; ZIENTARSKI, C.; PEREIRA, S. M. Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 157–178, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3131. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos