Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais

Autores

  • Sabrina Zientarski de Bragança UFSM/ATES/COPTEC
  • Clarice Zientarski UFSM
  • Sueli Menezes Pereira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0008

Resumo

Este artigo trata das possibilidades de rompimento de práticas de exclusão escolar através de ações realizadas pelos técnicos sociais (ATES), que têm como proposta a educação popular emancipatória, representando um movimento contrário à hegemonia dominante. Consiste em estudo de caso com abordagem qualitativa (TRIVINÕS, 1987), apresentando resultados parciais da pesquisa desenvolvida com assentados da reforma agrária nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul (RS). A ação de assistência realizada pelos técnicos de diversas áreas é entendida como uma política pública, conquistada através de pautas travadas com o Ministério da Agricultura e setores das áreas de Assentamento do INCRA, constituindo um movimento social relacionado diretamente com a educação. Conclui-se que, apesar da pouca atenção do Estado Capitalista, esses movimentos constituem-se em ações educativas de caráter emancipatório para os sujeitos sociais envolvidos.

 

Palavras-chave: Assentamentos de Reforma Agrária. Educação. Técnicos Sociais.

Downloads

Métricas

PDF views
380
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202639
|

Biografia do Autor

Sabrina Zientarski de Bragança, UFSM/ATES/COPTEC

Sabrina Zientarski de Bragança

Mestre em Educação- UFSM

Técnica Social COPTEC

Coordenadora Casa Familiar Rural

Historiadora

 

 

Clarice Zientarski, UFSM

Clarice Zientarski

Mestre em Educação - UFSM

Doutoranda em Educação- UFSM

Consultora da UNESCO/ MEC

Sueli Menezes Pereira, UFSM

Sueli Menezes Pereira

Doutora em Educação

Coordenadora Grupo de PesquisaGEPGE : GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL /UFSM

Coordenadora Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas- UFSM


Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

BRAGANÇA, S. Z. de; ZIENTARSKI, C.; PEREIRA, S. M. Estratégia de luta na superação da exclusão escolar: o papel dos técnicos sociais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 157–178, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3131. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos