Educação ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação

Autores

  • Maria Odete da Rosa Pereira Fundação Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i1073080

Resumo

Este trabalho busca apontar elementos constitutivos de uma educação ambiental transformadora à luz da teoria crítica e do materialismo histórico dialético. Para tanto, foram desenvolvidos estudos com grupos de pescadores artesanais do entorno do estuário da Lagoa dos Patos (RS). A metodologia utilizada teve como base a observação e a pesquisa participante, através da análise de aspectos didáticos e pedagógicos que se inserem nas ações que objetivam compartilhar responsabilidades no regramento e uso dos recursos pesqueiros da região. Dessa forma, o trabalho aponta para aspectos estruturantes de uma política pública de educação ambiental, afirmando ser imprescindível a participação dos envolvidos e uma profunda reflexão das condições histórico-econômico-sócioambiental que permeiam as relações sociais e culturais dos pescadores artesanais.

Palavras-chave: Educação ambiental. Pescadores artesanais. Políticas públicas.

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Publicado

2009-05-28

Como Citar

PEREIRA, M. O. da R. Educação ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 73–80, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i1073080. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/344. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos