Atividades educativas emancipadoras

Autores

  • Ivo Tonet Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0001

Resumo

Pode a educação, na atual situação da sociedade capitalista, contribuir para a emancipação humana? O objetivo deste artigo é defender a ideia de que não é possível organizar a educação em sua forma e seus conteúdos, de modo geral, para que ela contribua para a construção de uma sociedade plenamente emancipada. Contudo, na medida em que a sociedade capitalista tem, em sua essência, uma contradição entre capital e trabalho, entendemos que é possível organizar, no interior da própria dimensão educativa, atividades que contribuam para a transformação radical do mundo e para a construção de uma forma de sociabilidade para além e superior ao capitalismo.

 

Palavras-chave: Emancipação humana. Educação. Atividades educativas.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

TONET, I. Atividades educativas emancipadoras. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 9–23, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5298. Acesso em: 4 nov. 2024.