Diversidade sexual e homofobia: a cultura do “desagendamento” nas políticas públicas educacionais

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0002

Resumo

Os níveis de desqualificação resultantes do processo de “heteronormatização compulsória” que incidem nas pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados emergem nas mais diversas instâncias. Como agente de diálogo, a escola tem se caracterizado como um local estratégico de implementação de políticas públicas e, nesse contexto, emergem ações como os programas Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Com o intuito de promover a discussão acerca de estratégias desenvolvidas no cenário nacional, traz-se à discussão seus produtos: Kit Gay, Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares e Histórias em Quadrinhos. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia,faz-se um recorte de uma dissertação de mestrado de forma a trazer a teoria dos Estudos Culturais como sustentáculo do discurso. Diante da suspensão governamental desses materiais, percebe-se o quão difícil é levantar-se contra a opinião pública.Contudo, a recusa da maiorianão dá ao Estado o direito de reter direitos básicos das minorias.

 

Palavras-chave: Kit de Combate a Homofobia. Projeto Escola Sem Homofobia. Programa Saúde e Prevenção na Escola. Histórias em Quadrinho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Capes/ CNPQ. Doutorando pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho - Campus Presidente Prudente. Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós Graduado em Gestão Esoolar. Pós Graduando em Neuropedagogia na Educação. Graduado em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina - PR, Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina- PR. Licenciando em Pedagogia pela Unicesumar.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar – UNESP/Araraquara, Docente da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação – PPE.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, I. B. de; MAIO, E. R. Diversidade sexual e homofobia: a cultura do “desagendamento” nas políticas públicas educacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 35–53, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5560. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos