A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015)

Autores

  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin Universidade do Vale do Rios dos Sinos - UNISINOS
  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Dóris Bittencourt Almeida Universidade federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011

Resumo

No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.

 

Palavras-chave: PARFOR. Formação de professores. História da Educação.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
684
Aug 10 '15Aug 13 '15Aug 16 '15Aug 19 '15Aug 22 '15Aug 25 '15Aug 28 '15Aug 31 '15Sep 01 '15Sep 04 '156.0
| |

Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Vale do Rios dos Sinos - UNISINOS

Professora do centro de Ciências Humanas nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

professora do Centro de Ciências Humanas nos cursos de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduçao em Gestão da educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, campus Porto Alegre.

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade federal do Rio Grande do Sul.UFRGS

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

GRAZZIOTIN, L. S. S.; KLAUS, V.; ALMEIDA, D. B. A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015). Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 489–509, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6824. Acesso em: 26 abr. 2025.