Pós-Graduação em Educação em Minas Gerais: apontamentos sobre uma história em construção

Autores

  • Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro UFU
  • Elenita Pinheiro de Queiroz Silva UFU
  • Sônia Maria dos Santos UFU

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0006

Resumo

Em 1965, o Parecer nº 977 do CFE institucionalizou a Pós-Graduação no Brasil. Minas Gerais foi um dos primeiros estados a criar cursos nesse nível, sobretudo na área de educação, cuja gênese este estudo enfoca objetivando apontar caminhos para escrever a história recente da Educação Superior, ressaltando as comemorações dos 25 anos da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. De natureza documental, a pesquisa considerou como fontes documentos legais e dados estatísticos analisados com enfoque histórico-contextual. Os resultados mostram que, uma vez criada, a Pós-Graduação expandiu-se vinculada ao Ensino Superior, valeu-se de incentivos fiscais e fomento institucional em Minas e enfrentou ditames das políticas neoliberais como redução no número de bolsas e na duração dos cursos. A pesquisa permite concluir que um caminho para escrever essa história são os relatos de professores que iniciaram as práticas de Pós-Graduação e transformaram-nas em um sistema essencial ao avanço da ciência.

 

Palavras-chave: Parecer CFE nº 977/65. Universidade Federal de Uberlândia. Pós-Graduação.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

RIBEIRO, B. de O. L.; SILVA, E. P. de Q.; SANTOS, S. M. dos. Pós-Graduação em Educação em Minas Gerais: apontamentos sobre uma história em construção. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 383–403, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7141. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A produção e a difusão do conhecimento no percurso do cinquentenário do Sistema Nacional da Pós-Graduação