Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016Resumo
O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo a temática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Os trabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-se que as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor de Educação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicações venha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas de pesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações que deem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da Educação Física Escolar no Brasil.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Inclusiva. Produção científica.
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