Avaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0016Resumo
Nas políticas públicas atuais, a avaliação e o currículo permanecem em pauta, provocando indagações e tensionando debates. Este artigo focaliza o campo da Educação Infantil (EI) reunindo discussões sobre a avaliação institucional e o currículo nessa etapa inicial da Educação Básica. Consideram-se como aportes teórico-metodológicos referenciais bakhtinianos e a abordagem do ciclo de políticas de Ball em associação a produções acadêmicas referentes aos temas, com análise de documentos da legislação brasileira e de elementos advindos de pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que a sustentação teórica e o embasamento legal da EI, no que tange à avaliação e ao currículo, fortalecem um percurso de consolidação de seu pertencimento à Educação Básica, em simultaneidade à demarcação de sua especificidade.
Palavras-chave: Avaliação institucional. Currículo. Educação Infantil.
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