Políticas educacionais para a Educação Especial no Brasil: uma breve contextualização histórica

Autores

  • Ana Regina Lucato Sigolo Universidade Federal de São Carlos
  • Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro Universidade Federal de São Carlos
  • Rosangela Aparecida Silva da Cruz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.173194

Resumo

Este artigo apresenta uma análise e sistematização da legislação brasileira (do século XIX a 2009) relacionada à educação da pessoa com deficiência, seus direitos e serviços de apoio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que resgata o processo histórico da trajetória da Educação Especial no Brasil. O estudo indica que as políticas educacionais brasileiras têm identificado o alunado da Educação Especial de forma diferenciada ao longo do tempo. O atendimento dos alunos com deficiência ou que não se adaptavam ao ensino regular era oferecido à parte da educação comum. Com o avanço dos estudos e pesquisas nas áreas da Educação e dos Direitos Humanos, os conceitos, as leis e as práticas educacionais foram sendo alteradas, havendo a necessidade de uma reestruturação tanto da escola comum como das escolas especiais.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Políticas educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Regina Lucato Sigolo, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos, mestranda em Educação Especial pelo PPGEEs/UFSCar, cursando especialização em Psicologia Clínica no Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento em Campinas – SP.

Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, Universidade Federal de São Carlos

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Especialização em Metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais pela UFAM, Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia Urbana pela UFSCar, Multiplicadora em Educação Ambiental pelo MEC, doutoranda em Educação Especial pelo PPGEEs/UFSCar.

Rosangela Aparecida Silva da Cruz, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga e Especialista em Educação Especial, Metodologia de Ensino e Inclusão Escolar pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Professora de Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial LEPEDE´ES/UFSCar. Mestranda em Educação Especial pelo PPGEEs/UFSCar.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

LUCATO SIGOLO, A. R.; BESSA REBELLO GUERREIRO, E. M.; SILVA DA CRUZ, R. A. Políticas educacionais para a Educação Especial no Brasil: uma breve contextualização histórica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 173–194, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.173194. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/982. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos