Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22852.051

Resumo

Neste artigo, visa-se compreender a emergência e a ação de uma rede de governança multinível na América Latina e no Caribe. Para tanto, analisa-se a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca), uma “rede de redes” que almeja fomentar uma agenda regional em conformidade com a reforma global da educação, sem negligenciar os interesses dos empresários organizados localmente. Utilizando-se dos referenciais teóricos de Rhodes (2007) e Jessop (1998) sobre a nova governança e empregando métodos como a análise de documentos, observação de eventos e realização de entrevistas, estabelece-se a conexão entre a origem da Reduca e o contexto, os atores e os objetivos das redes que a antecederam, sob uma perspectiva relacional. O estudo ressalta como a dinâmica entre o local, o regional e o global pode ser impactada pela convergência de interesses entre organizações multilaterais e redes empresariais e suscita questionamentos acerca da relação entre governança multinível e participação democrática.

Palavras-chave: Reforma educativa. Governança multinível da educação. Redes de política. América Latina e Caribe. Reduca.

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Biografia do Autor

Erika Moreira Martins, Universidade de Lisboa

Pesquisadora no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

MARTINS, E. M. Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22852.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22852. Acesso em: 22 jul. 2024.