Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16640.030

Resumo

Este estudo discute relações existentes entre uma educação freireana pautada em valores democráticos e o papel de discussões sobre desigualdade de gênero na escola brasileira. Para tanto, indagamo-nos sobre o papel que discussões sobre gênero e diversidade sexual desempenham na escola e na construção de uma sociedade mais justa e equânime, refletindo sobre as consequências de se promover interdições na educação escolar em temas fundamentais ao equilíbrio de forças sociais. Ao final, o estudo considera que a inserção de tal temática na escola contribui para a desconstrução de estereotipias, o fomento ao respeito mútuo e à diminuição de preconceitos, desenvolvendo uma consciência crítica coletiva capaz de levar os estudantes a olharem para si e para o outro como partes integrantes de um mesmo corpo social, orientando as novas gerações para o ideal da igualdade dentro da diversidade.

Palavras-chave: Desigualdade de gênero. Educação democrática. Pedagogia freireana.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

Isabela Maria Oliveira Catrinck, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros.

Sandy Aparecida Barbosa Magalhães, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

MACIEL DE ARAÚJO RIBEIRO, M. C.; OLIVEIRA CATRINCK, I. M.; MAGALHÃES, S. A. B. Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–14, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16640.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16640. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança