Una mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo

Autores

  • Virginia Cuesta Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.169181

Resumo

 Este artigo demonstra o impacto de um enfoque didático fundamentado no ensino de História a partir do uso de relatos e a imaginação histórica. Esta pesquisa esteve marcada por uma perspectiva multidisciplinar que combinou as contribuições da crítica literária, da história da leitura, os estudos sobre a narrativa e a sociologia da cultura. A pesquisa centrou-se no espaço específico que é a escola, a aula, lugar onde a maioria dos sujeitos insere-se na cultura escrita e na aprendizagem das disciplinas. Numa perspectiva metodológica, foram articulados certos princípios da etnografia escolar e algumas das suas técnicas de levantamento de dados e da observação participante, os registros de classe e as entrevistas. As principais fontes de dados foram os próprios trabalhos escritos dos alunos que participaram da nossa experiência didática.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Narrativa. Etnografia.

Métricas

Visualizações em PDF
949
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202663
|

Publicado

2009-05-28

Como Citar

CUESTA, V. Una mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 169–181, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.169181. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/334. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos