Políticas de avaliação na educação básica e seus desdobramentos na disciplina de Arte

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0013

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar como professores da disciplina de Arte se apropriaram das políticas de avaliação e quais foram os desdobramentos dessas políticas nas práticas educativas desses profissionais. De abordagem qualitativa, o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes de Arte em escolas da rede pública municipal de ensino. O referencial teórico consiste em documentos oficiais como Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013), Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 2014), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e ainda Alves (2006), Barbosa (2009), Esteban (2005), Goodson (2001), Hall (2007), Moreira e Candau (2003), entre outros. A análise dos resultados apontou fragilidades no entendimento dos professores sobre os critérios avaliativos, suas conexões com o ensino e aprendizagem e quais políticas de avaliação são assumidas pela escola. Conclui-se que a avaliação é vista pelos professores ora como parte do processo de aprendizagem, ora como elemento limitador, que sinaliza aprovação ou reprovação do estudante e algumas vezes como um fragmento isolado do currículo.

 

Palavras-chave: Práticas educativas. Políticas de avaliação. Arte no Ensino básico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora em cursos de graduação e como professora colaboradora no Mestrado em Educação e participante do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Também assume a função de coordenadora pedagógica no Colégio dos Santos Anjos. Tem experiência na área de ensino de Matemática, na formação de professores e na coordenação pedagógica na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

PILLOTTO, S. S. D.; VOIGT, J. M. R. Políticas de avaliação na educação básica e seus desdobramentos na disciplina de Arte. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 757–774, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8118. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo