A oficialização do saber: currículo e avaliação da aprendizagem no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0008Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que visa compreender as políticas curricular e de avaliação da aprendizagem em curso no Estado de São Paulo. Toma-se como referência o ano de 2007, marcado por modificações na forma de organizar o currículo da rede estadual paulista, com a implementação do currículo único em todas as escolas e pela vinculação desse currículo ao sistema de avaliação da aprendizagem. Analisam-se os documentos que dão forma ao currículo e ao processo de avaliação, definido a partir de diretrizes estabelecidas pelo SARESP. A análise dos documentos permite afirmar que, embora os fundamentos do currículo enalteçam a importância da diversidade cultural e da autonomia do professor, no cotidiano escolar, diversidade e autonomia perdem-se em meio a um processo avaliativo, que, em razão do caráter classificatório das escolas e de sua utilização como critério de remuneração dos trabalhadores da educação, acaba definindo o que deve ser ensinado. Os dados da pesquisa permitem afirmar que o SARESP assumiu o papel de indutor da política curricular no Estado.
Palavras-chave: Currículo. Avaliação. São Paulo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.