Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente

Autores

  • Gabriela Pereira da Cunha Lima Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Cláudio Lúcio Mendes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0011

Resumo

O presente artigo analisa de modo articulado: a. o dispositivo curricular do Estado de Minas Gerais – Conteúdos Básicos Comuns (CBC) – e b. o dispositivo avaliativo a ele atrelado – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) a partir da compreensão de que as práticas neoliberais presentes no Estado e na sociedade enquadram o currículo e a avaliação sob a ótica da economia.  O viés de análise toma o neoliberalismo como uma forma de governo no sentido foucaultiano, ou seja, que produz processos de subjetivação sobre as populações docentes da rede pública estadual de Minas Gerais. Desse modo, o neoliberalismo usa a educação de forma interessada na produção do sujeito para o mercado, como um importante mecanismo do Capital Humano. Seguindo essa trilha teórico-metodológica, investigamos empiricamente as mudanças em curso expressas em documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (especialmente relacionados ao CBC e ao SIMAVE). Os resultados apontam o CBC como uma proposta sintonizada com o Choque de Gestão do governo de estado de 2003 a 2014 que coloca a educação do estado de Minas Gerais sob mecanismos de regulação gerencial e de resultados, ambos a favor da economia. Concluímos que a partir da articulação entre o CBC e o SIMAVE atuam práticas de mercado gerenciais e performáticas por meio de uma série de poderes e saberes que a ela estão associados, tornando as propostas curriculares supostamente indissociáveis dessas práticas e dos processos de subjetivação dos docentes.

 

Palavras-chave: Currículo. Avaliação. Neoliberalismo.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

LIMA, G. P. da C.; MENDES, C. L. Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 714–735, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8927. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo