A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos

Autores

  • Rita de Cássia Marchi Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019

Resumo

Este artigo discute desafios teóricos e empíricos da ideia da criança como ator social, presente nos estudos sociais da infância, por meio de análise das críticas feitas ao conceito por autores pertencentes ao campo e autores externos a ele. São também discutidas réplicas em sua defesa. As críticas e as réplicas estendem-se em um espaço de 10 anos (2005 a 2015). O conceito de ator social é situado, neste artigo, no viés da teoria weberiana e no quadro da “dupla hermenêutica” como “modelo de reflexividade” nas Ciências Sociais, de A. Giddens: teorizar sobre o fenômeno implica envolver-se no seu processo contemporâneo de desconstrução/reconstrução. Assim, os riscos ou as consequências do que a ciência afirma sobre as crianças recairão sobre elas próprias e sobre as formas sociais de sua compreensão. Nesse sentido é que se compreende que devem ser analisados os alertas feitos ao discurso especialista (tanto o discurso crítico quanto o de defesa crítica do conceito).

 

Palavras-chave: Criança. Ator social. Estudos sociais da infância.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Marchi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Dra em Sociologia Política.

Mestre em Antropologia Social.

Pós Doutoranda em Estudos Sociais da Infância

Professora da Universidade Regional de Blumenau - FURB, no PPG em Educação (Mestrado)

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

MARCHI, R. de C. A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 617–637, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9453. Acesso em: 22 nov. 2024.