Chamada de artigos

Dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos

1 – Título do dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos

2 – Editores convidados:

Profª Dra. Mariana Fernandes dos Santos (IFBA)

Profª Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG)

Profª Dra. Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB)

Prof. Ms. Yuri Miguel Macedo (UNEAD-UNEB)

3 – Prazo de submissão de 10/07/2021 a 10/08/2021

4 – Justificativa:

Contrariando as normalizações construídas no processo de colonização efetivadas e  propagadas de forma estrutural e estruturante nas ações e posturas que reverberam racismos em suas diferentes manifestações e nos distintos espaços/tempo, que têm se fortalecido em período de retrocessos históricos, os quais estamos vivenciando, este dossiê é mais um caminho para enfretamento a toda e qualquer forma de opressão e de violências que naturalizam os silenciamentos de pessoas, suas narrativas e seus discursos. Nesse sentido, convidamos autoras e autores que trabalham, pesquisam, vivenciam, experienciam e materializam a prática e reflexões sobre Relações Étnico-Raciais em ambientes escolares e/ou não escolares, para submeterem seus escritos inéditos, tendo como princípio dialógico as lutas dos Movimentos Sociais, Leis e Políticas Educacionais para  o combate aos projetos de colonialidades que ainda se (re)configuram como impedimento para a efetivação de processos educativos e socias que desaprendam a hegemonia da homogeneização ocidental branconcêntrica que nega direitos, submete corpos e formas de pensamento e interdita a viabilidade de uma educação que promova a equidade racial e suas interseccionalidades.

5 – Tipo de textos esperados: artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê e resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.

6 – Previsão de publicação do Dossiê: v. 17, 2022

A revista é de publicação contínua. Os artigos são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

7 – Contato: praxiseducativa@uepg.br

8 – Diretrizes para autores: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions

9 – Informações adicionais

1 – Os artigos ou resenhas deverão ser submetidos no sistema da revista https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions. O artigo deve ser submetido em formato Word, sem a identificação dos autores.  

2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.  

3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista.  

4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por revisora indicada pela revista. A revista solicitará a contribuição dos autores para o pagamento de parte da revisão.  

Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista):

a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

c) Extensão: os artigos deverão ter, no máximo 25 páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.

d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em Língua Portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.

e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em Língua Portuguesa, em Inglês e em Espanhol.

g) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

h) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados). No arquivo do artigo, não deve haver nenhuma informação que identifique a autoria.

i) As tabelas, gráficos, fotografias devem ser nítida.  Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.

j) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

k) Os autores que tiveram artigo publicado devem aguardar 3 (três) anos para nova submissão.  Casos excepcionais (por exemplo, Chamadas de dossiê e de Seções temáticas) serão analisados pela equipe editorial.

l) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar, no momento da submissão, em comentários ao editor, a instituição e professor orientador.

Questões éticas

A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e aos processos de avaliação e de publicação.

As decisões e os procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

 1 – Quanto aos artigos

  • Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
  • Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.
  • Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a um Comitê de Ética, recomenda-se que os autores incluam, no artigo, uma seção sobre ética na pesquisa. Sugerimos o verbete “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicado no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1 (disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf).
  • Pesquisas realizadas com grupos considerados em situação de vulnerabilidade necessitam especial atenção com relação aos cuidados éticos, tanto na produção dos dados, na interação com os sujeitos quanto na análise e na disseminação de resultados. Entre grupos considerados como potencialmente em situação de vulnerabilidade, destacamos: crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, entre outros. 

2 – Quanto à autoria

A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente o itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 – “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito”; 20 – “Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho” (BRASIL, 2011, p. 6).

3 – Plágio e autoplágio

A editoria da revista pode utilizar sistema de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores. Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito (conforme Manual da APA e documento Ética e Integridade na prática científica - CNPq).

4 – Processo de avaliação

  • Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e os avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).
  • Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Open Journal Systems (OJS). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.
  • Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, o artigo será avaliado por um outro parecerista ou será tomada uma decisão pela equipe editorial e/ou por responsáveis pela organização de dossiê. O parecer de decisão final, quando elaborado pela equipe editorial e/ou por responsáveis por dossiês, será designado como “parecer de consolidação”.
  • As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do OJS. 
  • No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá a todos os itens citados na chamada.
  • Devido a restrições orçamentárias, a revista poderá solicitar a colaboração dos autores para o pagamento de parte da revisão.