Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16581.046

Resumo

Neste texto, discute-se a coerência entre a construção teórica do conceito de Ser Mais com ações e decisões ao longo da vida de Freire, o que pode justificar a repercussão de sua obra. O estudo partiu da análise de 12 entrevistas realizadas com Paulo Freire de 1992 a 1997, disponíveis no Acervo Paulo Freire. Após as análises, foram identificadas nove características do Ser Mais, são elas: consciência de si; consciência do mundo; esperança, lidar com a diferença – aprender quem eu sou; estar sendo e humildade; identidade cultural; ser político – não neutralidade; e sonho. Nota-se que há uma coerência entre a teorização do conceito Ser Mais e o ser histórico, inacabado, limitado, que nunca traiu seus sonhos. Freire sempre denunciou a sociedade exploradora e injusta e propôs a educação libertadora que anuncia uma sociedade mais democrática e inclusiva. Uma educação em que Ser Mais é o objetivo de todos os educandos e educadores.

Palavras-chave: Educação libertadora. Ser Mais. Paulo Freire.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Uberaba (1987), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Especialização de Educação Básica: Gestão Escolar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando na formação inicial e continuada de professores em escolas públicas e particulares.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

FINHOLDT ANGELO LEITE, V. Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–12, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16581.046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16581. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança