Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação

Autores

  • Minna Gondim Marques Rodrigues Rede Municipal de Educação de Niterói
  • Carmen Lucia Vidal Perez Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22393.070

Resumo

Narramos, neste texto, uma pesquisa que experimenta sentidos para as palavras “infância”, “escrita” e “escola”.  A investigação com os cotidianos aconteceu na Escola Municipal Waldemar de Freitas Reis, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, em três grupos de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Três ideias que se articulam: infância, escrita e escola. São conceitos em relação que desenham um traçado metodológico e permitem nos debruçarmos sobre as particularidades das pesquisas com os cotidianos e em narrativas para explicitar os modos de fazer de uma pesquisa que foi se fazendo a partir de seu próprio fazer. A pesquisacom e a pesquisa em narrativa são os eixos teórico-metodológicos que embasam nossas investigações. Tomamos a centralidade da experiência no fazer e elegemos ou inventamos circunstâncias de pesquisa a partir dos desafios que o cotidiano nos lança, capturando ativamente os movimentos do que uma metodologia baseada na multiplicidade de procedimentos nos traz.

Palavras-chave: Pesquisacom. Pesquisa em narrativa.  Narrativa de circunstância.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Minna Gondim Marques Rodrigues, Rede Municipal de Educação de Niterói

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói, Rio de Janeiro.

Carmen Lucia Vidal Perez, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

RODRIGUES, M. G. M.; PEREZ, C. L. V. Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22393.070. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22393. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!