Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional

Autores

  • Jorge Nassim Vieira Najjar UFF
  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel UFF / Unilasalle-RJ http://orcid.org/0000-0002-2780-0054
  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos UFF

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.005

Resumo

Resumo: O presente artigo dedica-se a demonstrar a possível aplicabilidade dos conceitos de habitus e campo, cunhados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, à pesquisa em educação, em particular, àquela voltada para a política educacional no Brasil. Trata-se de um estudo teórico-epistemológico, que tanto possui características de análise bibliográfica, como também de pesquisa aplicada, na medida em que pretende interagir com as principais correntes de estudos epistemológicos da política pública, em especial, a educacional e com algumas das políticas recentes que se deram em nível nacional. Buscou-se situar o campo da política educacional brasileira a partir de um modelo tridimensional de análise, em que tanto agentes quanto estruturas – e também trajetórias – possam encontrar lugar em uma nova técnica de apreensão dos movimentos do campo educacional. Concluiu-se que a práxis política é entrecortada pelas condições dos agentes e, com isso, a própria compreensão epistemológica da política educacional depende de variáveis muitas vezes intangíveis, na medida em que são condicionadas pelo campo e pelo habitus.

 

Palavras-chave: Pierre Bourdieu. Pesquisa Educacional. Política Educacional.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,473
Feb 13 '19Feb 16 '19Feb 19 '19Feb 22 '19Feb 25 '19Feb 28 '19Mar 01 '19Mar 04 '19Mar 07 '19Mar 10 '1911
| |

Biografia do Autor

Jorge Nassim Vieira Najjar, UFF

Doutor em Educação (USP). Professor e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF.

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, UFF / Unilasalle-RJ

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), realizando estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFF. Professor do Unilasalle-RJ.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, UFF

Doutor em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Referências

ALTMANN, H. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022002000100005

AZEVEDO, J. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2004.

BACHELARD, G. A formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

BALL, S. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742005000300002

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.; PASSERON, J. O ofício de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF: Presidência da República; Câmara da Reforma do Estado, 1995. Disponível em: <http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf>.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.414, de 10 de janeiro de 2017. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2017.

CASSIRER, E. Uma filosofia das formas simbólicas. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CUNHA, L. A. Crise e reforma do sistema universitário (debate). Novos Estudos - CEBRAP, São Paulo, p. 143-168, n. 46, nov. 1996.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742002000200010

DI GIOVANNI, G. As estruturas elementares das políticas públicas. Cadernos de Pesquisa NEPP/UNICAMP, Campinas, n. 82, p. 1-29, 2009.

HOWLETT, M.; RAMESH, M.; PERL, A. Políticas públicas: seus ciclos e subsistemas, uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

HYPOLITO, A. M. Políticas curriculares, Estado e regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302010000400015

LANE, J. Bourdieu’s politics: problems and possibilitys. New York: Routledge, 2006.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302004000400003

OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.

SANTOS, P. S. M. B. A Aplicabilidade dos conceitos de habitus e campo a um a pesquisa em História da Educação. Dialogia, São Paulo, v. 6, n. 2, jul./dez. 2007.

SANTOS, P. S. M. B. Questões polêmicas de política e legislação educacional. Curitiba: Editora CRV, 2012.

SANTOS, P. S. M. B. Princípios da metaciência social. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

SANTOS, P. S. M. B. Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 969-984, abr. 2014.

SANTOS, T. Teoria da dependência: balanços e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2014.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-45222006000200003

SOUZA, S. Z. L.; OLIVEIRA, R. P. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p. 873-895, set. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302003000300007

TEIXEIRA, A. Ciência e arte de educar. Educação e Ciências Sociais. v. 2, n. 5, p. 5-22, ago. 1957.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação, São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

NAJJAR, J. N. V.; MOCARZEL, M. S. M. V.; SANTOS, P. S. M. B. dos. Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12957. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artículos