Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional

Autores

  • Jorge Nassim Vieira Najjar UFF
  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel UFF / Unilasalle-RJ http://orcid.org/0000-0002-2780-0054
  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos UFF

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.005

Resumo

Resumo: O presente artigo dedica-se a demonstrar a possível aplicabilidade dos conceitos de habitus e campo, cunhados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, à pesquisa em educação, em particular, àquela voltada para a política educacional no Brasil. Trata-se de um estudo teórico-epistemológico, que tanto possui características de análise bibliográfica, como também de pesquisa aplicada, na medida em que pretende interagir com as principais correntes de estudos epistemológicos da política pública, em especial, a educacional e com algumas das políticas recentes que se deram em nível nacional. Buscou-se situar o campo da política educacional brasileira a partir de um modelo tridimensional de análise, em que tanto agentes quanto estruturas – e também trajetórias – possam encontrar lugar em uma nova técnica de apreensão dos movimentos do campo educacional. Concluiu-se que a práxis política é entrecortada pelas condições dos agentes e, com isso, a própria compreensão epistemológica da política educacional depende de variáveis muitas vezes intangíveis, na medida em que são condicionadas pelo campo e pelo habitus.

 

Palavras-chave: Pierre Bourdieu. Pesquisa Educacional. Política Educacional.

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Biografia do Autor

Jorge Nassim Vieira Najjar, UFF

Doutor em Educação (USP). Professor e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF.

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, UFF / Unilasalle-RJ

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), realizando estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFF. Professor do Unilasalle-RJ.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, UFF

Doutor em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

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Publicado

2019-02-11

Como Citar

NAJJAR, J. N. V.; MOCARZEL, M. S. M. V.; SANTOS, P. S. M. B. dos. Os conceitos de campo e habitus em Pierre Bourdieu e sua (possível) aplicação à Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12957. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artículos