A implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Estado do Ceará

Autores

  • Maria Océlia Mota PUC-Rio
  • Liana de Andrade Biar PUC-Rio
  • Maria Elizabete Ramos PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.008

Resumo

Resumo: Por meio de seus resultados exitosos, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) colocou o Ceará em evidência no cenário educacional brasileiro e ganhou destaque como expressão máxima do regime de colaboração no estado. O objetivo do PAIC é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, e tem na formação continuada o componente essencial da profissionalização docente. Em função da complexidade de atribuições e competências nas formas de coordenação, que envolve repasse de recursos e mecanismos de indução para adesão a essas políticas, esse trabalho pretende investigar como acontece o alinhamento discursivo na implementação da política. A metodologia da pesquisa se utiliza da análise da narrativa para interpretar a percepção dos agentes que interagem na implementação do PAIC. Os resultados mostram que os diferentes níveis hierárquicos da burocracia educacional se refletem nas narrativas e permitem estabelecer um contraste entre as formas de interação dos agentes e suas respectivas percepções e margem de atuação.

 

Palavras-chave: PAIC. Colaboração. Implementação. Análise de narrativa. Alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria Océlia Mota, PUC-Rio

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense -FEBF/UERJ, concluiu especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Hermínio Ometto –UNIARARAS, mestrado em Educação, Comunicação e Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ, e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio. Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação - LAED, coordenado pela Professora Alicia M. C. de Bonamino. Áreas de interesse: Políticas Públicas Educacionais. Implementação de Políticas Públicas. Desigualdades Educacionais. Avaliação na Alfabetização.

Liana de Andrade Biar, PUC-Rio

Doutora em Letras pela PUC-Rio, mestre em Letras pela UERJ e graduada em Letras pela UERJ. Professora adjunta da PUC-Rio, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, linha de pesquisa "discurso, vida social e práticas profissionais". Coordenadora adjunta do GrP/CNPq NAVIS (Narrativa e interação social). Integra a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio em convênio com a Agência da ONU para Refugiados. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e estudos da interação.

Maria Elizabete Ramos, PUC-Rio

Psicóloga formada pela UFRJ e mestra em Educação pela PUC-Rio, instituição onde atualmente cursa o doutorado em Ciências Humanas-Educação. Tem experiência como professora regente na educação básica, incluindo ensino médio, na modalidade normal. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, avaliação da educação básica e relação ensino-aprendizagem. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, o LAEd, da PUC-Rio, coordenado pela professora Alicia Bonamino.

 

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Publicado

2019-04-02

Como Citar

MOTA, M. O.; BIAR, L. de A.; RAMOS, M. E. A implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Estado do Ceará. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12967. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações