The implementation of Literay at the Right Age Program in the Ceará State

Authors

  • Maria Océlia Mota PUC-Rio
  • Liana de Andrade Biar PUC-Rio
  • Maria Elizabete Ramos PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.008

Abstract

Abstract: Through its successful results, the Literacy Program in the adequate age (PAIC) placed Ceará in evidence in the Brazilian educational scenario, gaining prominence as the maximum expression of the collaborative system in the state. The aim of the PAIC is that all children are literate until the age of eight, and have in teacher training the essential component of teacher professionalization. Due to the complexity of attributions and competences in terms of coordination, which involves the transfer of financial resources and mechanisms of induction for adherence to these politics, this work aims to investigate how the discursive alignment occurs in its implementation. The research methodology uses narrative analysis to interpret the perception of the agents that interact in the implementation of the PAIC. The results show that the different hierarchical levels of the educational bureaucracy are reflected in the narratives and allow to establish a contrast between the agents' interaction forms and their respective perceptions and scope of action.

 

Keywords: PAIC. Collaboration. Implementation. Narrative analysis. Literacy.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Océlia Mota, PUC-Rio

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense -FEBF/UERJ, concluiu especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Hermínio Ometto –UNIARARAS, mestrado em Educação, Comunicação e Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ, e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio. Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação - LAED, coordenado pela Professora Alicia M. C. de Bonamino. Áreas de interesse: Políticas Públicas Educacionais. Implementação de Políticas Públicas. Desigualdades Educacionais. Avaliação na Alfabetização.

Liana de Andrade Biar, PUC-Rio

Doutora em Letras pela PUC-Rio, mestre em Letras pela UERJ e graduada em Letras pela UERJ. Professora adjunta da PUC-Rio, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, linha de pesquisa "discurso, vida social e práticas profissionais". Coordenadora adjunta do GrP/CNPq NAVIS (Narrativa e interação social). Integra a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio em convênio com a Agência da ONU para Refugiados. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e estudos da interação.

Maria Elizabete Ramos, PUC-Rio

Psicóloga formada pela UFRJ e mestra em Educação pela PUC-Rio, instituição onde atualmente cursa o doutorado em Ciências Humanas-Educação. Tem experiência como professora regente na educação básica, incluindo ensino médio, na modalidade normal. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, avaliação da educação básica e relação ensino-aprendizagem. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, o LAEd, da PUC-Rio, coordenado pela professora Alicia Bonamino.

 

References

BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text & Talk, v. 28, n. 3, p. 377-396, 2008. DOI: https://doi.org/10.1515/text.2008.018

BASTOS, L.; BIAR, L. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. Delta: documentação e estudos em linguística teórica e aplicada, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 97-126, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445083363903760077

CAPELLA, A. C. Um estudo sobre o conceito de empreendedor de políticas públicas: ideias, interesses e mudanças. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 14, edição especial, p. 486-505, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395117178

CAVALCANTE, P.; LOTTA, G. (Orgs.). Burocracia de médio escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília: Enap, 2015.

FONSECA. A. S. A. Programa de alfabetização na idade certa (PAIC): reflexos no planejamento e na prática escolar. 2013. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

GOMES, A. W. A. Alfabetização na idade certa: garantir a aprendizagem no início do ensino fundamental. Consultoria legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, 2013.

LIMA, L. L.; D'ASCENZI, L. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. Revista de sociologia e política, Curitiba, v. 21, n. 48, p. 101-110, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-44782013000400006

LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public service. New York: Russell Sage Foundation, 2010.

LOTTA, G. Burocracia e implementação de políticas de saúde: os agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2015. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415481

LOTTA, G.; PIRES, R.; OLIVEIRA, V. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 65, n. 4, p. 463-492, out./dez. 2014.

MULLER, P.; SUREL, Y. A análise das políticas públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Pelotas: Educat, 2002. (Coleção Desenvolvimento Social 3).

OLIVEIRA, A. Burocratas da linha de frente: executores e fazedores das políticas públicas. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 6, p. 1551-1573, nov./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-76122012000600007

PIRES, R. Sociologia do guichê e implementação de políticas públicas. BIB, São Paulo, n. 81, p. 5-24, 2017.

SEGATTO, C. O papel dos governos estaduais nas políticas municipais de educação: uma análise dos modelos de cooperação intergovernamental. 2015. 196 f. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015.

Published

2019-04-02

How to Cite

MOTA, M. O.; BIAR, L. de A.; RAMOS, M. E. The implementation of Literay at the Right Age Program in the Ceará State. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12967. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações