La implementación del Programa de Alfabetización en edad adecuada en el Estado de Ceará

Autores/as

  • Maria Océlia Mota PUC-Rio
  • Liana de Andrade Biar PUC-Rio
  • Maria Elizabete Ramos PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.008

Resumen

Resumen: Por medio de sus resultados exitosos, el Programa de Alfabetización en la Edad Adecuada (PAIC) colocó a Ceará en evidencia en el escenario educativo brasileño y se destacó como expresión máxima del régimen de colaboración en el estado. El objetivo del PAIC es que todos los niños sean alfabetizados a los ocho años de edad, y tienen en el formación continua el componente esencial de la profesionalización docente. En función de la complejidad de atribuciones y competencias en las formas de coordinación, que involucra la transferencia de recursos y mecanismos de inducción para la adhesión a esas políticas, este trabajo pretende investigar cómo ocurre la alineación discursiva en la implementación de la política. La metodología de la investigación se utiliza del análisis de la narrativa para interpretar la percepción de los agentes que interactúan en la implementación del PAIC. Los resultados muestran que los diferentes niveles jerárquicos de la burocracia educativa se reflejan en las narrativas y permiten establecer un contraste entre las formas de interacción de los agentes y sus respectivas percepciones y margen de actuación.

 

Palabras claves: PAIC. Colaboración. Implementación. Análisis de narrativa. Alfabetización.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Océlia Mota, PUC-Rio

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense -FEBF/UERJ, concluiu especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Hermínio Ometto –UNIARARAS, mestrado em Educação, Comunicação e Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ, e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio. Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação - LAED, coordenado pela Professora Alicia M. C. de Bonamino. Áreas de interesse: Políticas Públicas Educacionais. Implementação de Políticas Públicas. Desigualdades Educacionais. Avaliação na Alfabetização.

Liana de Andrade Biar, PUC-Rio

Doutora em Letras pela PUC-Rio, mestre em Letras pela UERJ e graduada em Letras pela UERJ. Professora adjunta da PUC-Rio, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, linha de pesquisa "discurso, vida social e práticas profissionais". Coordenadora adjunta do GrP/CNPq NAVIS (Narrativa e interação social). Integra a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio em convênio com a Agência da ONU para Refugiados. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e estudos da interação.

Maria Elizabete Ramos, PUC-Rio

Psicóloga formada pela UFRJ e mestra em Educação pela PUC-Rio, instituição onde atualmente cursa o doutorado em Ciências Humanas-Educação. Tem experiência como professora regente na educação básica, incluindo ensino médio, na modalidade normal. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, avaliação da educação básica e relação ensino-aprendizagem. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, o LAEd, da PUC-Rio, coordenado pela professora Alicia Bonamino.

 

Citas

BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text & Talk, v. 28, n. 3, p. 377-396, 2008. DOI: https://doi.org/10.1515/text.2008.018

BASTOS, L.; BIAR, L. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. Delta: documentação e estudos em linguística teórica e aplicada, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 97-126, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445083363903760077

CAPELLA, A. C. Um estudo sobre o conceito de empreendedor de políticas públicas: ideias, interesses e mudanças. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 14, edição especial, p. 486-505, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395117178

CAVALCANTE, P.; LOTTA, G. (Orgs.). Burocracia de médio escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília: Enap, 2015.

FONSECA. A. S. A. Programa de alfabetização na idade certa (PAIC): reflexos no planejamento e na prática escolar. 2013. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

GOMES, A. W. A. Alfabetização na idade certa: garantir a aprendizagem no início do ensino fundamental. Consultoria legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, 2013.

LIMA, L. L.; D'ASCENZI, L. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. Revista de sociologia e política, Curitiba, v. 21, n. 48, p. 101-110, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-44782013000400006

LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public service. New York: Russell Sage Foundation, 2010.

LOTTA, G. Burocracia e implementação de políticas de saúde: os agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2015. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415481

LOTTA, G.; PIRES, R.; OLIVEIRA, V. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 65, n. 4, p. 463-492, out./dez. 2014.

MULLER, P.; SUREL, Y. A análise das políticas públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Pelotas: Educat, 2002. (Coleção Desenvolvimento Social 3).

OLIVEIRA, A. Burocratas da linha de frente: executores e fazedores das políticas públicas. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 6, p. 1551-1573, nov./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-76122012000600007

PIRES, R. Sociologia do guichê e implementação de políticas públicas. BIB, São Paulo, n. 81, p. 5-24, 2017.

SEGATTO, C. O papel dos governos estaduais nas políticas municipais de educação: uma análise dos modelos de cooperação intergovernamental. 2015. 196 f. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015.

Publicado

2019-04-02

Cómo citar

MOTA, M. O.; BIAR, L. de A.; RAMOS, M. E. La implementación del Programa de Alfabetización en edad adecuada en el Estado de Ceará. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12967. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações