Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais

Autores

  • Mauricio de Sousa Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.016

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta algumas contribuições teórico-metodológicas de Stephen J. Ball para a pesquisa em políticas educacionais. No decorrer do texto são analisados os seguintes conceitos: política como texto e discurso, abordagem do ciclo de políticas, teoria da atuação, novo gerencialismo e performatividade. Conclui-se que os conceitos desenvolvidos por Ball, em análise do cenário educacional inglês e europeu, também podem contribuir para as pesquisas de políticas educacionais brasileiras, em especial, aquelas voltadas para a política de avaliação externa em larga escala.

 

Palavras-chave: Stephen J. Ball. Política educacional. Análises de políticas.

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Biografia do Autor

Mauricio de Sousa, Unicamp

Doutor em educação Unicamp. Pesquisador Loed/Unicamp. Supervisor escolar rede municipal de São Paulo

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Publicado

2019-04-08

Como Citar

SOUSA, M. de. Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.3.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13446. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Contribuições da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação para pesquisa em Política Educacional no Brasil