Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais

Autores

  • Mauricio de Sousa Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.016

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta algumas contribuições teórico-metodológicas de Stephen J. Ball para a pesquisa em políticas educacionais. No decorrer do texto são analisados os seguintes conceitos: política como texto e discurso, abordagem do ciclo de políticas, teoria da atuação, novo gerencialismo e performatividade. Conclui-se que os conceitos desenvolvidos por Ball, em análise do cenário educacional inglês e europeu, também podem contribuir para as pesquisas de políticas educacionais brasileiras, em especial, aquelas voltadas para a política de avaliação externa em larga escala.

 

Palavras-chave: Stephen J. Ball. Política educacional. Análises de políticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauricio de Sousa, Unicamp

Doutor em educação Unicamp. Pesquisador Loed/Unicamp. Supervisor escolar rede municipal de São Paulo

Referências

ABRÚCIO, F. L. Três agendas, seus resultados e um desafio: balanço recente da administração pública federal brasileira. Desigualdade & diversidade, Rio de Janeiro, edição especial, p. 119-142, dez. 2011.

ADRIÃO, T.; PERONI, V. M. V. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 45-53, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.6i1.0004

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009.

AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. Archivos Analíticos de políticas educativas, v. 24, n. 24, p. 1-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

BALL, S. J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001a.

BALL, S. J. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L. H. da. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 2001b. p. 121-135.

BALL, S. J. Textos, discursos y trayectorias de la política: la teoría estratégica. Páginas – Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, n. 2-3, p. 19-33, 2002a.

BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, v. 15, n. 2, p. 3- 23, 2002b.

BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-Estado do bem-estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1.105-1.126, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302004000400002

BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.

BALL, S. J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, 2010a.

BALL, S. J. Vozes/redes políticas e um currículo neoliberal global. Espaço do Currículo, v. 3, n. 1, p. 485-498, mar./set. 2010b.

BALL, S. J. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012. DOI: http://10.5212/PraxEduc.v.7i1.0002

BALL, S. J. et al. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 9-32, maio/ago. 2013.

BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, S. J. What is policy? 21 years later: Reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the cultural politics of education, v. 36, n. 3, p. 306-313, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/01596306.2015.1015279

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. London: Routledge, 2012.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BALL, S. J.; YOUDELL, D. Privatización encubierta en la educación pública. In: V CONGRESO MUNDIAL INTERNACIONAL DE LA EDUCACIÓN. 5., 2007, Bruselas. Anais... Bruselas, 2007.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD. A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 4, n. 4, p. 129-136, out./dez. 2007.

CLARKE, J.; NEWMAN, J. Gerencialismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s2175-62362012000200003

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.

GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C. da; PUTZKE, C. K. Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 728-748, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.003

GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

HOBSBAWN, E. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOSTINS, R. C. L.; ROCHADEL, O. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 61-84, jan./abr., 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11947

HYPÓLITO, Á. M. Estado gerencial, reestruturação educativa e gestão da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, n. 1, p. jan./abr. 2008.

HYPÓLITO, Á. M. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 21, n. 38, p. 59-78, 2011.

JOSLIN, M. F. A. Reseña de libro: Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.011

LESSARD, C.; CARPENTIER, A. Políticas educativas: a aplicação na prática. Editora Vozes Ltda., 2016.

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 69-84, jan./jun. 2012. DOI: http://10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004

LIMA, L. F.; SOUZA, B. S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.

MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen J. Ball. Olh@ res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, 2015.

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, n. 16, p. 1-19, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2018.

MARCONDES, M. I.; FREUND, C.; LEITE, V. F. Resenha: Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.019

MARTINS, E. M. Movimento Todos pela Educação: um projeto de nação para a educação brasileira. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

OLIVEIRA, A. de; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i38.154

OLIVEIRA, S. B. de. A assessoria privada de gestão educacional na rede municipal de ensino de Campinas. Educação: teoria e debate, São Paulo, v. 26, n. 53, p. 628-649, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p628-649

PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.009

ROSA, S. S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://10.5212/retepe.v.4.004

SERAFIM, M. P.; DIAS, R. de. B. Análise de política: uma revisão da literatura. Cadernos Gestão Social, v. 3, n. 1, p. 121-134, jan./jun. 2012.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622009000200005

SILVA, M. S. P.; CARVALHO, L. S. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 211-239, set./dez. 2014.

TELLO, C.; MAINARDES, J. La posición epistemológica de los investigadores en política educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas neomarxista, pluralista y pos-estructuralista. Archivos Analíticos Políticas Educativas, v. 20, n. 9, p. 3-31, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n9.2012

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

SOUSA, M. de. Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.3.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13446. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Contribuições da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação para pesquisa em Política Educacional no Brasil