Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.016Résumé
Resumo: Este trabalho apresenta algumas contribuições teórico-metodológicas de Stephen J. Ball para a pesquisa em políticas educacionais. No decorrer do texto são analisados os seguintes conceitos: política como texto e discurso, abordagem do ciclo de políticas, teoria da atuação, novo gerencialismo e performatividade. Conclui-se que os conceitos desenvolvidos por Ball, em análise do cenário educacional inglês e europeu, também podem contribuir para as pesquisas de políticas educacionais brasileiras, em especial, aquelas voltadas para a política de avaliação externa em larga escala.
Palavras-chave: Stephen J. Ball. Política educacional. Análises de políticas.
Statistiques
Références
ABRÚCIO, F. L. Três agendas, seus resultados e um desafio: balanço recente da administração pública federal brasileira. Desigualdade & diversidade, Rio de Janeiro, edição especial, p. 119-142, dez. 2011.
ADRIÃO, T.; PERONI, V. M. V. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 45-53, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.6i1.0004
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009.
AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. Archivos Analíticos de políticas educativas, v. 24, n. 24, p. 1-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015
BALL, S. J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001a.
BALL, S. J. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L. H. da. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 2001b. p. 121-135.
BALL, S. J. Textos, discursos y trayectorias de la política: la teoría estratégica. Páginas – Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, n. 2-3, p. 19-33, 2002a.
BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, v. 15, n. 2, p. 3- 23, 2002b.
BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-Estado do bem-estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1.105-1.126, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302004000400002
BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.
BALL, S. J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, 2010a.
BALL, S. J. Vozes/redes políticas e um currículo neoliberal global. Espaço do Currículo, v. 3, n. 1, p. 485-498, mar./set. 2010b.
BALL, S. J. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012. DOI: http://10.5212/PraxEduc.v.7i1.0002
BALL, S. J. et al. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 9-32, maio/ago. 2013.
BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BALL, S. J. What is policy? 21 years later: Reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the cultural politics of education, v. 36, n. 3, p. 306-313, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/01596306.2015.1015279
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. London: Routledge, 2012.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BALL, S. J.; YOUDELL, D. Privatización encubierta en la educación pública. In: V CONGRESO MUNDIAL INTERNACIONAL DE LA EDUCACIÓN. 5., 2007, Bruselas. Anais... Bruselas, 2007.
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD. A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 4, n. 4, p. 129-136, out./dez. 2007.
CLARKE, J.; NEWMAN, J. Gerencialismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s2175-62362012000200003
FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.
GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C. da; PUTZKE, C. K. Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 728-748, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.003
GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
HOBSBAWN, E. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOSTINS, R. C. L.; ROCHADEL, O. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 61-84, jan./abr., 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11947
HYPÓLITO, Á. M. Estado gerencial, reestruturação educativa e gestão da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, n. 1, p. jan./abr. 2008.
HYPÓLITO, Á. M. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 21, n. 38, p. 59-78, 2011.
JOSLIN, M. F. A. Reseña de libro: Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.011
LESSARD, C.; CARPENTIER, A. Políticas educativas: a aplicação na prática. Editora Vozes Ltda., 2016.
LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 69-84, jan./jun. 2012. DOI: http://10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004
LIMA, L. F.; SOUZA, B. S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003
MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.
MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen J. Ball. Olh@ res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, 2015.
MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, n. 16, p. 1-19, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217
MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.
MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985
MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015
MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2018.
MARCONDES, M. I.; FREUND, C.; LEITE, V. F. Resenha: Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.019
MARTINS, E. M. Movimento Todos pela Educação: um projeto de nação para a educação brasileira. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
OLIVEIRA, A. de; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i38.154
OLIVEIRA, S. B. de. A assessoria privada de gestão educacional na rede municipal de ensino de Campinas. Educação: teoria e debate, São Paulo, v. 26, n. 53, p. 628-649, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p628-649
PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.009
ROSA, S. S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://10.5212/retepe.v.4.004
SERAFIM, M. P.; DIAS, R. de. B. Análise de política: uma revisão da literatura. Cadernos Gestão Social, v. 3, n. 1, p. 121-134, jan./jun. 2012.
SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622009000200005
SILVA, M. S. P.; CARVALHO, L. S. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 211-239, set./dez. 2014.
TELLO, C.; MAINARDES, J. La posición epistemológica de los investigadores en política educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas neomarxista, pluralista y pos-estructuralista. Archivos Analíticos Políticas Educativas, v. 20, n. 9, p. 3-31, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n9.2012
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.