Theoretical-methodological notes: Stephen J. Ball’s contributions for education policies research

Authors

  • Mauricio de Sousa Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.016

Abstract

Abstract: This paper presents some theoretical-methodological contributions by Stephen J. Ball for educational policy research. Throughout the text the following concepts are analyzed: politics as text and discourse, policy cycle approach, theory of enactment, new managerialism and performativity. It is concluded that such concepts developed by Ball, when analyzing the British and European scenarios, can contribute to the research of Brazilian educational policy, especially those focused on the policy in large scale external evaluation.

 

Keywords: Stephen J. Ball. Education policy. Policies analysis.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Mauricio de Sousa, Unicamp

Doutor em educação Unicamp. Pesquisador Loed/Unicamp. Supervisor escolar rede municipal de São Paulo

References

ABRÚCIO, F. L. Três agendas, seus resultados e um desafio: balanço recente da administração pública federal brasileira. Desigualdade & diversidade, Rio de Janeiro, edição especial, p. 119-142, dez. 2011.

ADRIÃO, T.; PERONI, V. M. V. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 45-53, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.6i1.0004

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009.

AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. Archivos Analíticos de políticas educativas, v. 24, n. 24, p. 1-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

BALL, S. J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S. J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001a.

BALL, S. J. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L. H. da. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 2001b. p. 121-135.

BALL, S. J. Textos, discursos y trayectorias de la política: la teoría estratégica. Páginas – Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, n. 2-3, p. 19-33, 2002a.

BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, v. 15, n. 2, p. 3- 23, 2002b.

BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-Estado do bem-estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1.105-1.126, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302004000400002

BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.

BALL, S. J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, 2010a.

BALL, S. J. Vozes/redes políticas e um currículo neoliberal global. Espaço do Currículo, v. 3, n. 1, p. 485-498, mar./set. 2010b.

BALL, S. J. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012. DOI: http://10.5212/PraxEduc.v.7i1.0002

BALL, S. J. et al. A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 9-32, maio/ago. 2013.

BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, S. J. What is policy? 21 years later: Reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the cultural politics of education, v. 36, n. 3, p. 306-313, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/01596306.2015.1015279

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. London: Routledge, 2012.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BALL, S. J.; YOUDELL, D. Privatización encubierta en la educación pública. In: V CONGRESO MUNDIAL INTERNACIONAL DE LA EDUCACIÓN. 5., 2007, Bruselas. Anais... Bruselas, 2007.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD. A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 4, n. 4, p. 129-136, out./dez. 2007.

CLARKE, J.; NEWMAN, J. Gerencialismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s2175-62362012000200003

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.

GAWRYSZEWSKI, B.; MOTTA, V. C. da; PUTZKE, C. K. Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 728-748, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.003

GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

HOBSBAWN, E. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOSTINS, R. C. L.; ROCHADEL, O. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 61-84, jan./abr., 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11947

HYPÓLITO, Á. M. Estado gerencial, reestruturação educativa e gestão da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, n. 1, p. jan./abr. 2008.

HYPÓLITO, Á. M. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 21, n. 38, p. 59-78, 2011.

JOSLIN, M. F. A. Reseña de libro: Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.011

LESSARD, C.; CARPENTIER, A. Políticas educativas: a aplicação na prática. Editora Vozes Ltda., 2016.

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 69-84, jan./jun. 2012. DOI: http://10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004

LIMA, L. F.; SOUZA, B. S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.

MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen J. Ball. Olh@ res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, 2015.

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, n. 16, p. 1-19, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2018.

MARCONDES, M. I.; FREUND, C.; LEITE, V. F. Resenha: Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.019

MARTINS, E. M. Movimento Todos pela Educação: um projeto de nação para a educação brasileira. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

OLIVEIRA, A. de; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i38.154

OLIVEIRA, S. B. de. A assessoria privada de gestão educacional na rede municipal de ensino de Campinas. Educação: teoria e debate, São Paulo, v. 26, n. 53, p. 628-649, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p628-649

PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.009

ROSA, S. S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://10.5212/retepe.v.4.004

SERAFIM, M. P.; DIAS, R. de. B. Análise de política: uma revisão da literatura. Cadernos Gestão Social, v. 3, n. 1, p. 121-134, jan./jun. 2012.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622009000200005

SILVA, M. S. P.; CARVALHO, L. S. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 211-239, set./dez. 2014.

TELLO, C.; MAINARDES, J. La posición epistemológica de los investigadores en política educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas neomarxista, pluralista y pos-estructuralista. Archivos Analíticos Políticas Educativas, v. 20, n. 9, p. 3-31, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n9.2012

Published

2019-04-08

How to Cite

SOUSA, M. de. Theoretical-methodological notes: Stephen J. Ball’s contributions for education policies research. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.3.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13446. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Contribuições da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação para pesquisa em Política Educacional no Brasil