Recontextualização de discursos curriculares: um olhar a partir da epistemologia Fleckiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16617.024

Resumo

Com o objetivo de identificar matizes de pensamento acerca do processo de recontextualização de discursos curriculares, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, sob um viés epistemológico, a partir da epistemologia de Ludwik Fleck (2010). Tendo como objeto de investigação pesquisas acadêmicas, que utilizam a categoria de Recontextualização por Hibridismo proposta por Alice Casimiro Lopes. Buscamos aspectos que possam contribuir para qualificar entendimentos acerca do processo de construção/implantação de políticas públicas curriculares no Brasil. Por meio da análise de conteúdo em uma dissertação de mestrado e duas teses de doutorado, depreende-se que há modificações nos discursos acerca da categoria Recontextualização por Hibridismo, que caracterizam matizes de pensamento. Os nuances identificados não alteram o sentido proposto pela autora de forma significativa, no entanto, a discussão levantada ao longo da pesquisa contribui para o debate epistemológico, o que fortalece a utilização da perspectiva em estudos que tratam de currículo no Brasil.

Palavras-chaves: Análise epistemológica. Circulação intercoletiva. Matizes de pensamento.

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Publicado

2020-11-07

Como Citar

KREUZ, K. K.; DE ANDRADE LEITE, F. Recontextualização de discursos curriculares: um olhar a partir da epistemologia Fleckiana. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.16617.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16617. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos