Recontextualização de discursos curriculares: um olhar a partir da epistemologia Fleckiana
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16617.024Résumé
Com o objetivo de identificar matizes de pensamento acerca do processo de recontextualização de discursos curriculares, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, sob um viés epistemológico, a partir da epistemologia de Ludwik Fleck (2010). Tendo como objeto de investigação pesquisas acadêmicas, que utilizam a categoria de Recontextualização por Hibridismo proposta por Alice Casimiro Lopes. Buscamos aspectos que possam contribuir para qualificar entendimentos acerca do processo de construção/implantação de políticas públicas curriculares no Brasil. Por meio da análise de conteúdo em uma dissertação de mestrado e duas teses de doutorado, depreende-se que há modificações nos discursos acerca da categoria Recontextualização por Hibridismo, que caracterizam matizes de pensamento. Os nuances identificados não alteram o sentido proposto pela autora de forma significativa, no entanto, a discussão levantada ao longo da pesquisa contribui para o debate epistemológico, o que fortalece a utilização da perspectiva em estudos que tratam de currículo no Brasil.
Palavras-chaves: Análise epistemológica. Circulação intercoletiva. Matizes de pensamento.
Statistiques
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.