Perspectivas epistemológicas no contexto da metapesquisa: um estudo sobre pesquisas em políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.17621.004Resumo
Esta metapesquisa objetivou identificar a perspectiva epistemológica explicitada em 56 dissertações da Linha 1 – “Políticas Educacionais, História e Organização da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGE/Unicentro), formuladas no período de 2014 a 2018, a partir dos conceitos de teorização combinada e teorização adicionada (MCLENNAN, 1996) e da proposta de metapesquisa em política educacional, por meio da leitura sistemática da amostra selecionada (MAINARDES, 2017, 2018a, 2021). Sobre os resultados deste estudo, destaca-se que 51 mestrandos (91,04%) indicaram autores ou tradições/matrizes teóricas, não fazendo referência às perspectivas epistemológicas utilizadas nas dissertações. As demais cinco dissertações (8,96%) não realizaram tais apontamentos; desse modo, englobaram diferentes autores que fundamentaram as análises realizadas. Diante do exposto, quatro desses trabalhos (7,18%) foram classificados em teorização combinada, pois realizaram junção de autores que fundamentaram um referencial consistente para a análise. Uma dissertação (1,78%) realizou pouca análise teórica, o que culminou em uma pesquisa classificada como teorização adicionada. A explicitação do materialismo histórico-dialético destacou-se como perspectiva teórica mais utilizada nas pesquisas analisadas, um total de 35 dissertações (62,5%). Assim, verificou-se que as pesquisas formuladas no âmbito do PPGE/Unicentro, embora mencionem as perspectivas teóricas utilizadas, poderiam ser classificadas como estudos de teorização combinada ou teorização adicionada, pois fizeram uso de diversos autores e diversas teorias para formulação do referencial teórico.
Palavras-chave: Metapesquisa. Perspectiva epistemológica. Pesquisa em políticas educacionais.
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