Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci

Autores

  • Kelly Letícia da Silva Sakata UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.005

Resumo

Resumo: O presente texto objetiva refletir sobre as categorias Estado e hegemonia em Antônio Gramsci (1891-1937), enquanto aporte teórico utilizado nas pesquisas em políticas educacionais. Para tanto indicou, por um viés histórico, o campo das pesquisas em políticas educacionais no Brasil e a utilização da base teórica gramsciana, principalmente o uso das categorias Estado e hegemonia. Após, discutiu o conceito de Estado em Gramsci e, por fim, problematizou o conceito de hegemonia e sua relação com o Estado. Ainda considerou que, segundo alguns autores (Lustosa, 2016; Schelesener, 2014), houve equívocos na utilização da categoria Estado da teoria gramsciana no Brasil. O conceito de Estado em Gramsci possui avanços dentro da tradição marxista, e a relação de Estado com a categoria hegemonia sinaliza para um pensamento de ação contra-hegemônica da classe subalterna no âmbito da sociedade civil.

 

Palavras-chave: Perspectiva epistemológica. Políticas educacionais. Gramsci. Estado. Hegemonia.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
730
Apr 04 '18Apr 07 '18Apr 10 '18Apr 13 '18Apr 16 '18Apr 19 '18Apr 22 '18Apr 25 '18Apr 28 '18May 01 '1816
| |

Biografia do Autor

Kelly Letícia da Silva Sakata, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora Colégio SEPAM-PR. Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO­– Campus Irati-Paraná. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), http://www2.unicentro.br/gepoge/quem-somos/.

Michelle Fernandes Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR). Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

Referências

BIANCHI, A. Minicurso sobre o pensamento político de Antônio Gramsci: Aula 2. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zxwzNZtFS7MB>. Acesso em: 21 dez. 2017.

CARPEAUX, O. M. A vida de Gramsci. Disponível em: <http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv79.htm>. Acesso em: 3 jun. 2017.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol. 3. (Maquiavel - notas sobre o Estado e a Política). 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel: as concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Porto Alegre: L&PM editores, 1986.

KRAWCZYK, N. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de políticas educacionais, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 03-11, jul./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i12.32270

LUSTOSA, E. O conceito de estado em Gramsci e as suas apropriações nas pesquisas sobre políticas educacionais. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, Irati, 2016.

MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480

MARX, K.; ENGELS, F. Feuerbach e História. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. Disponível em: <http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/A-Ideologia-Alem%C3%A3.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018. p. 29-77.

NEVES, L. M. W. (Org.) A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

NOSELLA, P. Antônio Gramsci Caderno 12: apresentação, comentários e revisão da tradução. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 12., 1989, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação-USP, 1989.

PERONI, V. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009. DOI: https://dx. doi.org/10.1590/s1413-24782009000300010

SAVIANI, D. Gramsci e a Educação no Brasil: para uma teoria gramsciana da educação e da escola. Disponível em: <http://www.igsbrasil.org/biblioteca/artigos/material/1447190212Demerval_Saviani.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2017.

SAVIANI, D. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

SCHELESENER, A. H. Filosofia, política e educação: leituras de Antônio Gramsci. Curitiba: UTP, 2014.

SHEEN, M. R. C. C. A política educacional como momento de hegemonia: notas metodológicas a partir das contribuições de Antônio Gramsci. HISTEDBR On-line. Campinas, n. 25, p. 3-12, mar. 2007.

SILVA, A.; JACOMINI, M. A. A pós-graduação e a produção acadêmica em políticas educacionais: Questões epistemológicas. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS EM POLÍTICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: RELEPE, 2014. p. 01-25.

SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, jul./ dez. 2016.

STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. 2016. 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.001

TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-68, jun. 2012. DOI: https://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0003

TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007

TONET, I. Socialismo e democracia. 2007. Disponível em: <http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/cidadao_ou_homem_livre.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

SAKATA, K. L. da S.; LIMA, M. F. Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–13, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/11043. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artículos