Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci

Autores

  • Kelly Letícia da Silva Sakata UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.005

Resumo

Resumo: O presente texto objetiva refletir sobre as categorias Estado e hegemonia em Antônio Gramsci (1891-1937), enquanto aporte teórico utilizado nas pesquisas em políticas educacionais. Para tanto indicou, por um viés histórico, o campo das pesquisas em políticas educacionais no Brasil e a utilização da base teórica gramsciana, principalmente o uso das categorias Estado e hegemonia. Após, discutiu o conceito de Estado em Gramsci e, por fim, problematizou o conceito de hegemonia e sua relação com o Estado. Ainda considerou que, segundo alguns autores (Lustosa, 2016; Schelesener, 2014), houve equívocos na utilização da categoria Estado da teoria gramsciana no Brasil. O conceito de Estado em Gramsci possui avanços dentro da tradição marxista, e a relação de Estado com a categoria hegemonia sinaliza para um pensamento de ação contra-hegemônica da classe subalterna no âmbito da sociedade civil.

 

Palavras-chave: Perspectiva epistemológica. Políticas educacionais. Gramsci. Estado. Hegemonia.

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Biografia do Autor

Kelly Letícia da Silva Sakata, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora Colégio SEPAM-PR. Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO­– Campus Irati-Paraná. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), http://www2.unicentro.br/gepoge/quem-somos/.

Michelle Fernandes Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR). Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

SAKATA, K. L. da S.; LIMA, M. F. Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–13, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/11043. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos