Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.005Resumo
Resumo: O presente texto objetiva refletir sobre as categorias Estado e hegemonia em Antônio Gramsci (1891-1937), enquanto aporte teórico utilizado nas pesquisas em políticas educacionais. Para tanto indicou, por um viés histórico, o campo das pesquisas em políticas educacionais no Brasil e a utilização da base teórica gramsciana, principalmente o uso das categorias Estado e hegemonia. Após, discutiu o conceito de Estado em Gramsci e, por fim, problematizou o conceito de hegemonia e sua relação com o Estado. Ainda considerou que, segundo alguns autores (Lustosa, 2016; Schelesener, 2014), houve equívocos na utilização da categoria Estado da teoria gramsciana no Brasil. O conceito de Estado em Gramsci possui avanços dentro da tradição marxista, e a relação de Estado com a categoria hegemonia sinaliza para um pensamento de ação contra-hegemônica da classe subalterna no âmbito da sociedade civil.
Palavras-chave: Perspectiva epistemológica. Políticas educacionais. Gramsci. Estado. Hegemonia.
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