Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.005Abstract
Resumo: O presente texto objetiva refletir sobre as categorias Estado e hegemonia em Antônio Gramsci (1891-1937), enquanto aporte teórico utilizado nas pesquisas em políticas educacionais. Para tanto indicou, por um viés histórico, o campo das pesquisas em políticas educacionais no Brasil e a utilização da base teórica gramsciana, principalmente o uso das categorias Estado e hegemonia. Após, discutiu o conceito de Estado em Gramsci e, por fim, problematizou o conceito de hegemonia e sua relação com o Estado. Ainda considerou que, segundo alguns autores (Lustosa, 2016; Schelesener, 2014), houve equívocos na utilização da categoria Estado da teoria gramsciana no Brasil. O conceito de Estado em Gramsci possui avanços dentro da tradição marxista, e a relação de Estado com a categoria hegemonia sinaliza para um pensamento de ação contra-hegemônica da classe subalterna no âmbito da sociedade civil.
Palavras-chave: Perspectiva epistemológica. Políticas educacionais. Gramsci. Estado. Hegemonia.
Metriche
Riferimenti bibliografici
BIANCHI, A. Minicurso sobre o pensamento político de Antônio Gramsci: Aula 2. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zxwzNZtFS7MB>. Acesso em: 21 dez. 2017.
CARPEAUX, O. M. A vida de Gramsci. Disponível em: <http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv79.htm>. Acesso em: 3 jun. 2017.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol. 3. (Maquiavel - notas sobre o Estado e a Política). 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel: as concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Porto Alegre: L&PM editores, 1986.
KRAWCZYK, N. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de políticas educacionais, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 03-11, jul./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i12.32270
LUSTOSA, E. O conceito de estado em Gramsci e as suas apropriações nas pesquisas sobre políticas educacionais. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, Irati, 2016.
MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.
MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480
MARX, K.; ENGELS, F. Feuerbach e História. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. Disponível em: <http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/A-Ideologia-Alem%C3%A3.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018. p. 29-77.
NEVES, L. M. W. (Org.) A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.
NOSELLA, P. Antônio Gramsci Caderno 12: apresentação, comentários e revisão da tradução. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 12., 1989, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação-USP, 1989.
PERONI, V. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009. DOI: https://dx. doi.org/10.1590/s1413-24782009000300010
SAVIANI, D. Gramsci e a Educação no Brasil: para uma teoria gramsciana da educação e da escola. Disponível em: <http://www.igsbrasil.org/biblioteca/artigos/material/1447190212Demerval_Saviani.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2017.
SAVIANI, D. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.002
SCHELESENER, A. H. Filosofia, política e educação: leituras de Antônio Gramsci. Curitiba: UTP, 2014.
SHEEN, M. R. C. C. A política educacional como momento de hegemonia: notas metodológicas a partir das contribuições de Antônio Gramsci. HISTEDBR On-line. Campinas, n. 25, p. 3-12, mar. 2007.
SILVA, A.; JACOMINI, M. A. A pós-graduação e a produção acadêmica em políticas educacionais: Questões epistemológicas. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS EM POLÍTICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: RELEPE, 2014. p. 01-25.
SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, jul./ dez. 2016.
STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. 2016. 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.001
TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-68, jun. 2012. DOI: https://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0003
TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007
TONET, I. Socialismo e democracia. 2007. Disponível em: <http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/cidadao_ou_homem_livre.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.